Conecte-se conosco

Política

Sob protestos, CCJ da Câmara aprova relatório a favor da PEC da Previdência

Publicado

on

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (23), o relatório a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019, nome técnico da reforma da Previdência. O parecer teve 48 votos a favor, 18 contra e nenhuma abstenção, em votação que foi finalizada pouco antes da meia-noite. O projeto segue agora para avaliação de mérito em uma comissão especial.

Durante a sessão desta terça, o relator da proposta no colegiado, Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), apresentou uma complementação de voto com alterações no parecer anteriormente apresentado por ele em favor da admissão da constitucionalidade da PEC.

As alterações no texto vieram após uma negociação de aliados do governo com membros do grupo tradicionalmente chamado de “Centrão”, que aglutina partidos do campo da direita liberal que não são oficialmente da base governista na Câmara.

No novo documento, foram incluídas quatro alterações. Uma delas trata da retirada do trecho do relatório que previa a eliminação do pagamento de multa do FGTS a aposentados. A segunda mantém a Justiça Federal como foro para o julgamento de ações contra o INSS, diferentemente do que propõe a PEC.

A terceira modificação é a retirada da definição de aposentadoria compulsória da Constituição, proposta pela reforma, que permitiria a definição de uma idade máxima para esse tipo de aposentadoria de servidores públicos por meio de lei complementar. Já a última mudança trata da exclusão do trecho que previa exclusividade para o Poder Executivo na proposição de mudanças para as regras do sistema previdenciário.

“Foi uma mudança pequena. Na verdade, não se negociou nada do que era mais importante. O que está por trás disso é que o governo usou cargos e emendas pra convencer deputados do Centrão a fechar acordo pra votar a reforma”, criticou o líder da bancada do PSOL, Ivan Valente (SP).

As principais críticas à PEC que vinham sendo apresentadas por partidos do Centrão nas últimas semanas não foram contempladas na negociação costurada pelo governo. Os pontos diziam respeito à retirada das mudanças propostas pela PEC para os trabalhadores rurais e para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos.

Suspensão

Durante a tarde, a oposição tentou, por meio de um requerimento, suspender a tramitação da proposta na Casa por conta da ausência de cálculos atuariais e pareceres técnicos que tenham sido utilizados para embasar a formulação da medida. Durante a semana, a polêmica em torno do sigilo que o governo impôs aos dados articulou opositores.

Apresentado durante a tarde na CCJ, o requerimento reuniu 103 assinaturas de deputados de cinco siglas – PT, PCdoB, PDT, PSOL e Rede. Tecnicamente, o pedido se baseia nos artigos 113 e 114 do chamado Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal.

O primeiro dispositivo determina a necessidade de apresentação de estimativa de impacto orçamentário para medidas que criem ou alterem despesas obrigatórias ou renúncias de receita, enquanto o segundo prevê a suspensão da tramitação de propostas por até 20 dias em caso de apresentação de requerimento assinado por um quinto dos membros da casa legislativa – no caso da Câmara, 103 deputados.

Os dois artigos foram incorporados ao ADCT da Constituição pelo Teto dos Gastos Públicos, aprovado durante o governo de Michel Temer (MDB). A equipe do Ministério da Economia, com o apoio de aliados do Palácio do Planalto no Congresso, tem insistido na blindagem dos pareceres que teriam norteado a PEC, impedindo o acesso público aos documentos.

O governo disse, nesta terça (23), que os dados serão apresentados no próximo passo da tramitação da reforma.

“Nós pedimos a mesma coisa que eles [deputados neoliberais] constituíram e colocaram na Constituição com a Emenda 95 [nome oficial do Teto dos Gastos] no passado, mas, pra este governo, não vale. É como se ele não tivesse obrigação de apresentar números, de ser transparente. Na verdade, ele está se desobrigando do povo brasileiro e da Seguridade Social”, criticou a deputada Maria do Rosário (RS), vice-líder da bancada do PT.

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PSL) tentaram, ao longo da sessão da CCJ nesta terça, rechaçar o requerimento da oposição sob o argumento de que a reforma precisaria ser votada com agilidade.

“É o trator de quem quer de todo jeito retirar direitos do povo brasileiro à força – nesse caso específico, o desmonte da seguridade social brasileira, pra que as pessoas não consigam se aposentar”, reagiu o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

Após a apresentação do pedido, o presidente do colegiado, Felipe Francischini (PSL-PR), negou a solicitação, alegando que dez das 103 assinaturas não teriam sido reconhecidas.

Fonte: Brasil de Fato

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias6 horas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias6 horas atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias6 horas atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos10 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu1 dia atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias1 dia atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias1 dia atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias1 dia atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu2 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu2 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias2 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias2 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias3 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias3 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias3 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias6 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu6 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu6 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias6 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.