Noticias
Ceará passa a oferecer coleta gratuita para exame genético de doenças raras no SUS
O Ceará passou a contar com pontos de coleta gratuita para exame genético voltado ao diagnóstico de doenças raras pelo Sistema Único de Saúde. A medida integra um projeto-piloto do Ministério da Saúde e já está disponível no Hospital Infantil Albert Sabin e no Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza. A iniciativa busca reduzir o tempo de espera pelo diagnóstico, que antes podia chegar a até sete anos.
Com a nova estratégia, o resultado deve ser entregue em até seis meses — uma redução de 93% no tempo médio de espera, segundo o Ministério da Saúde. A expectativa é garantir diagnóstico mais rápido e preciso para pacientes que dependem desse tipo de investigação genética.
O exame ofertado é o Sequenciamento Completo do Exoma (WES), tecnologia capaz de identificar alterações em regiões do DNA onde se concentra a maior parte das mutações associadas a doenças raras. Após a coleta de sangue ou saliva nas unidades do Ceará, as amostras são enviadas para laboratórios públicos no Rio de Janeiro, onde passam por análise especializada.
Os exames serão processados pelo Instituto Nacional de Cardiologia, que atua em fase piloto desde outubro de 2025, e pela Fundação Oswaldo Cruz, cuja estrutura para o serviço deve ser concluída até o fim de maio. A ação integra o programa Agora Tem Especialistas e tem capacidade estimada de realizar até 20 mil diagnósticos por ano, com a meta de atender 100% da demanda nacional pelo exame.
-
Iguatu2 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu1 semana atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Noticias1 semana atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Ceará1 semana atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias1 semana atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásEmpresário é condenado por hostilizar funcionário com frase “faz o L e pede ao Lula”

