Noticias
Projeto leva saberes indígenas sobre plantas medicinais ao SUS no Ceará
O conhecimento tradicional dos povos indígenas do Ceará passará a integrar de forma mais ampla a rede pública de saúde por meio do projeto Interculturalidade e Farmácias Vivas, iniciativa que une comunidades indígenas, pesquisadores e órgãos públicos para a produção de medicamentos fitoterápicos. Ao todo, dez espécies de plantas medicinais cultivadas em territórios indígenas serão utilizadas na fabricação de xaropes, pomadas e tinturas destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa reúne comunidades dos povos Tapeba, Tremembé, Pitaguary, Tabajara e Kalabaça, que cultivam plantas como chambá, babosa, capim-santo, hortelã e alecrim-pimenta. A expectativa é produzir cerca de 75 mil unidades de fitoterápicos, que inicialmente atenderão a população indígena em 17 municípios cearenses. Além da produção dos medicamentos, o projeto prevê a capacitação de profissionais de saúde para a prescrição correta dos produtos, valorizando os conhecimentos ancestrais aliados à ciência.
Neste momento, o projeto está na fase final de aquisição dos insumos necessários para iniciar a fabricação dos fitoterápicos. A previsão é que a produção comece nos próximos meses, com distribuição prevista ainda este ano. A proposta busca fortalecer a medicina tradicional indígena, preservar os saberes transmitidos entre gerações e ampliar o acesso da população a tratamentos fitoterápicos dentro da rede pública de saúde. (Foto: Heloísa Araújo)
-
Brasil3 dias atrásCeará entra no terceiro dia de campanha com Ciro na frente, Elmano em reação e disputa pelo Senado aberta
-
Brasil2 dias atrásAs propostas de Flávio Bolsonaro e o risco de um projeto Frankenstein para o Estado brasileiro
-
Iguatu2 dias atrásCâmara de Iguatu aprova Título de Cidadania e cobra melhorias para bairros e comunidades
-
Brasil2 dias atrásO preço de importar para o Brasil o modelo de El Salvador
-
Brasil2 dias atrásO diploma virou cortina de fumaça para esconder a falta de provas?
-
Brasil2 dias atrásSophia Barclay – “Trans de Direita” : crítica ao Bolsa Família e os benefícios que recebeu
-
Iguatu17 horas atrásCREMEC arquiva denúncia contra Diretor do Hospital Regional de Iguatu, mas decisão expõe falhas formais e contradições
-
Iguatu1 dia atrásRealTime Big Data coloca Elmano e Ciro empatados em 44% no Ceará
