Brasil
STF forma maioria contra pensão por morte para amante
O Supremo Tribunal (STF) formou maioria contra a pensão por morte para a amante de um homem casado. Um recurso sobre a tese está em votação no plenário virtual até 2 agosto, mas, até a manhã desta 3ª feira (6.jul), sete ministros já haviam votado contra. Em dezembro de 2020, os ministros formaram maioria contra a medida.
O relator do recurso, ministro Dias Toffoli, apresentou voto afirmando ser que a pensão a pessoa que teve relação — mesmo que de longo período e com aparência familiar — a uma pessoa casada é incompatível à Constituição Federal. “Não se equipara, para fins de proteção estatal, às uniões afetivas resultantes do casamento e da união estável”, afirmou o magistrado em decisão.
No voto, Toffoli também relembra a tese estabelecida pelos ministros em 2020. O caso em julgamento no STF é decorrente de uma ação de uma mulher que se beneficiou de uma decisão em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O Tribunal Regional Federal da 4ª região garantiu a ela o direito a parte da pensão deixada pelo ex-companheiro.
O voto do relator foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio, Nunes Marques, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Rosa Weber. Os demais ministros têm até 2 de agosto para apresentar voto.
Fonte: SBT Jornalismo
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil3 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

