Regional
Professor de Cedro participa de capacitação nos EUA
Docente é o único cearense em comitiva de mais de 70 profissionais.
O professor Ailton Moreira, docente de língua inglesa do campus de Cedro, é o único representante do Ceará em uma capacitação nos Estados Unidos. O curso, previsto para durar dois meses, é voltado para o ensino do inglês como segundo idioma.
A formação é exclusiva para professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e selecionou, por meio de chamada pública, mais de 70 docentes de Institutos Federais de todo o Brasil. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Northern Virginia Community College (NOVA).
Pela primeira vez fora do Brasil, Ailton reconhece a importância da experiência em sua atuação profissional. “A vida acadêmica na NOVA tem sido muito instigante, uma inspiração para o desenvolvimento de ações que fomentem o processo ensino-aprendizagem de inglês em nosso campus”, relata. Ele acrescenta que as aulas buscam explorar contextos situacionais distintos no intuito de avaliar e desenvolver os conhecimentos dos participantes, o que tem ajudado a melhorar não somente o vocabulário, como também a habilidade auditiva por estarem em contato com diversos sotaques.
“Pra mim, essa conquista é de um valor imensurável, pois sou fruto da roça, do trabalho braçal durante toda minha infância e parte de minha adolescência”, afirma o professor. “Após anos de luta e estudos incansáveis, cá estou eu nos ‘States’, como falamos aqui eu e meus colegas do Nordeste. Acredito que essa experiência terá impacto decisivo sobre nossos alunos no campus Cedro, pois muitos deles, se não a maioria, se enquadram muito bem no meu perfil. Ter chegado até aqui é uma prova concreta de que os IFs não são apenas instituições de instrução, mas também de transformação de vidas e de realização de sonhos.”
Como contrapartida pela participação no programa, os candidatos selecionados deverão atuar por meio de um plano de trabalho, por um período mínimo de um ano, nas ações do Programa Idiomas sem Fronteiras do Ministério da Educação, em sua instituição da Rede Federal ou em outras escolas das redes públicas no Brasil, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos e contribuir com ações e atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.
*IFCE
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

