Mundo
Otan admite responsabilidade de “garantir que guerra não vá além da Ucrânia”
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) reconheceu que tem a responsabilidade de impedir que a invasão promovida pela Rússia na Ucrânia se espalhe para outros países. A declaração foi dada pelo secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, nesta terça-feira (8).
“Nós temos a responsabilidade de assegurar que o conflito não escale e se espalhe para além da Ucrânia. Isso seria ainda mais perigoso, destrutivo e mortal. A situação poderia sair do controle”, considerou em entrevista coletiva na cidade de Riga, na Letônia.
Stoltenberg avaliou que “o sofrimento que estamos vendo na Ucrânia é horrível” e afirmou que a Otan está “fortalecendo significativamente” sua presença no leste europeu para “garantir que não haja espaço para qualquer erro de cálculo em Moscou”.
“Nós temos 130 jatos em alto nível de alerta, mais de 200 navios do extremo norte até o Mediterrâneo e milhares de tropas adicionais na região”, contou. “A Otan vai proteger e defender cada pedaço do território aliado.”
Apesar do posicionamento de Stoltenberg, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já reclamou da falta de cooperação da Otan, especialmente após a recusa da aliança em promover uma zona de exclusão aérea no país.
Na época, o próprio secretário-geral da aliança explicou que a Otan “não deve ter aviões ou tropas operando na Ucrânia” e que a decisão visava impedir uma possível terceira guerra mundial.
Fonte: Yahoo Notícias
-
Brasil2 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil2 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Esportes2 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Mundo2 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Ceará2 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Ceará2 dias atrásCidadãos podem solicitar imagens de câmeras de monitoramento de Fortaleza; veja como
-
Noticias2 dias atrásNordeste terá R$ 340 milhões para modernizar redes elétricas e reduzir cortes de energia
-
Brasil2 dias atrásInfluenciadora Malévola Alves e amiga são liberadas após prisão no Egito
