Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Governador sanciona lei que cria Programa para Superação da Extrema Pobreza Infantil

Publicado

on

No mês em que se comemora o Dia da Criança, o governador Camilo Santana sancionou lei que garante a criação do Programa para Superação da Extrema Pobreza Infantil no Ceará (Lei nº 172/2017). A assinatura aconteceu nesta terça-feira (17) durante transmissão ao vivo, realizada de Brasília, na página do Facebook do governador. Além disso, o chefe do Executivo anunciou a criação, em breve, do Instituto Cearense de Idiomas (ICI) em seis municípios do Estado. A ação vai oferecer, gratuitamente, cursos de inglês e espanhol para a população dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crateús e Itapipoca.

O governador Camilo Santana antecipou, ainda, que o resultado do concurso público para agente penitenciário (edital nº 001/2017) será divulgado nesta quarta-feira (18), no site do Governo do Ceará. “E não esqueçam que ainda estão abertas as inscrições para o concurso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE)”, lembrou o chefe do Executivo. São 383 vagas para servidores efetivos de níveis fundamental, médio e superior. As inscrições seguem até o próximo dia 24 de novembro, no site da Universidade Estadual do Ceará.

Brasília

O governador Camilo Santana realizou a transmissão ao vivo de Brasília, onde se reuniu com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. No encontro, conforme afirmou o chefe do Executivo, foi articulada a transferência das áreas do Porto do Pecém, pertencentes à União, para a gestão estadual. As obras do Anel Viário das CE-020 e a duplicação da BR-222 também foram temas do encontro. “Falamos ainda sobre a autorização que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) precisa fazer para liberar o início das vendas, pelas empresas Air France/KLM/Gol, de passagens de Fortaleza para Paris e Amsterdam”, acrescentou.

Programa para Superação da Extrema Pobreza Infantil

O programa, ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), é um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará, gerido pela primeira-dama Onélia Santana. O objetivo é criar políticas públicas direcionadas à redução progressiva da vulnerabilidade social. Dentre as medidas, por exemplo, está a concessão de auxílio financeiro às famílias em situação de extrema pobreza – auxílio que terá seus critérios, condições para o recebimento e valores definidos em decreto. O incentivo ao ensino infantil, mediante a oferta de creches e pré-escolas, para estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças também está previsto no programa.

“Nossa preocupação, enquanto gestão, sempre será com os mais necessitados, os que mais precisam, por isso buscamos alternativas para vencer a miséria infantil”, destacou Onélia Santana no último dia 21 de setembro, data de aprovação do Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa do Ceará. No mesmo mês, a primeira-dama foi ao Chile para conhecer modelo de combate à extrema pobreza.

Formatura da primeira turma da PM

Acompanhado do procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana, Camilo Santana também anunciou, na transmissão, que a formatura da primeira turma da Polícia Militar do Ceará (PM-CE) será realizada nesta sexta-feira (20). “Serão mais 1.400 homens nas ruas para reforçar a segurança”, afirmou o governador.

Quanto ao início das aulas da turma 3, que já realizou o processo de inspeção de saúde, o governador confirmou que as aulas terão início até o fim deste ano. “O edital limitou até 5 mil vagas para esse concurso. Para que eu possa mudar isso, temos que mudar o edital. Estamos vendo juridicamente como podemos fazer (a alteração)”, justificou Camilo Santana. “Estamos procurando examinar o edital com muita cautela. Qualquer alteração tem de ser verificada de modo a não prejudicar, também, os direitos dos candidato”, reforçou o procurador-geral. A turma 2 já está em aulas.

Perguntas e respostas

O governador Camilo Santana também respondeu a questionamentos e dúvidas de quem acompanhava a transmissão, como a da cearense Beth Araújo. Ela quis saber se o Estado apresenta ações voltadas para crianças com deficiência. “Em todas as policlínicas, implantamos Núcleos de Estimulação Precoce. Lá, tem fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais. Tudo gratuito”, informou o governador. Ele citou, ainda, programas como o Mais Infância Ceará, com a instalação de brinquedopraças, e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin). “Ambos estão olhando para as nossas crianças”, sublinhou.

Além disso, à população de Boa Viagem, o chefe do Executivo confirmou a instalação de uma Areninha. “Por questão de justiça, vamos fazer uma Areninha em Boa Viagem, já que prometemos instalar em cidades com população acima de 50 mil habitantes”, disse.

Agenda

Na próxima quinta-feira (19), o governador Camilo Santana confirmou a assinatura dos contratos dos alunos beneficiados com o programa Programa AvanCe – Bolsa Universitário. A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de acesso à universidade dos estudantes egressos da rede pública cearense por meio de auxílio financeiro (de até um salário mínimo). No mesmo dia, o chefe do Executivo vai inaugurar estrada que liga os municípios Varjota, Pires Ferreira e Ipu.

No dia seguinte, haverá a formatura da primeira turma da PM-CE e a inauguração da Praça da Juventude, em Maracanaú. Já no sábado (21), o governador participará de evento para articular ações do Ceará Pacífico e, à tarde, participará do Evangelizar é Preciso.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 horas atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Ceará13 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará13 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará13 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias1 dia atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias2 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias7 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias1 semana atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias1 semana atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos1 semana atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.