Iguatu

Delegacia de Iguatu emite comunicado às vítimas da pirâmide financeira D9 Clube

Published

on

COMUNICADO ÀS VÍTIMAS DA D9 CLUBE DE IGUATU/CE E REGIÃO

A POLÍCIA CIVIL, através da Delegacia Regional de Iguatu/CE, vem por meio deste comunicado informar a todas as vítimas da Empresa D9 CLUBE de Iguatu/CE e Região quais atitudes e providências foram adotadas até o presente momento.
No final do mês de agosto algumas pessoas foram até a Delegacia noticiar que investiram na Empresa D9, por intermédio de alguns “líderes”, em que eles prometiam ganhos e lucros bem acima do oferecido pelo mercado e para isso o indivíduo teria que investir quantias superiores a R$ 6.750,00. Ocorre que os investidores receberam valores aquém do combinado ou não receberam nada, nem mesmo o valor investido. Essas vítimas ainda relataram que entregaram esses valores em mãos e recebiam os valores, ou seja, os “lucros”, também em mãos em um escritório localizado em cima do Supermercado Pai Luiz, em frente ao Banco do Brasil, no centro de Iguatu/CE, onde funcionava o Escritório da D9. As vítimas mencionaram também quem seriam os “líderes” do negócio e como eles faziam para conquistar novos investidores.
Diante disso, foi instaurado um Inquerito Policial para investigar o caso com mais detalhes.
A investigação demorou cerca de 02 (dois) meses e foi devidamente concluída no início do mês de outubro. Possui mais de 300 (trezentas) páginas, com depoimentos, documentos, fotos, etc, detalhando como o esquema era organizado. Ao final, 30 (trinta) vítimas foram ouvidas e 06 (seis) pessoas foram indiciadas pelos crimes de Estelionato, Associação Criminosa e Pirâmide Financeira (artigo 171 e artigo 288 do Código Penal e artigo, 2, inciso IX, da Lei 1.521/1951), pelo fato de terem lubribriado e enganado um número indeterminado de pessoas, fazendo com que elas participassem de um esquena fraudulento e também pelo fato de organizarem, divulgarem, administrarem e lucrarem em uma pirâmide financeira, que ocasionou um prejuízo financeiro a várias pessoas.
O Inquérito foi devidamente protocolado no Fórum de Iguatu/CE e gerou o Processo n. 44025-84.2017.8.06.0091, o qual é público e qualquer pessoa pode fazer uma consulta no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
A POLÍCIA CIVIL estima que o negócio chegou a ter mais de 500 (quinhentos) investidores em Iguatu/CE e Região e movimentou a quantia de mais de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais).
Além disso, a POLÍCIA CIVIL também solicitou ao Poder Judiciário as medidas cautelares cabíveis, a fim de que todos os prejudicados possam ser ressarcidos.
A POLÍCIA CIVIL também comunica que em momento algum se negou a registrar Boletins de Ocorrência (BOs) relacionados ao fato. O que ocorreu foi que alguns investidores foram orientados a irem até a Delegacia com o intuito de registrarem BOs distorcendo a realidade dos fatos e relatando uma situação que efetivamente não ocorreu. E além disso, foram orientados a jogar a responsabilidade de todo o ocorrido exclusivamente na Empresa D9 e na pessoa de Danilo Santana. Entretanto, no decorrer das investigações, restou consignado que as pessoas dos “líderes” também tiveram responsbilidade nisso tudo, tendo em vista que eles eram os principais responsáveis por angariar novos investidores, receber o dinheiro dos novos participantes, realizar cadastros e pagamentos e fazer palestras, reuniões e apresentações em Iguatu/CE e Região Centro-Sul com a finalidade de recrutar novos participantes, a fim de manter a pirâmidade em financiamento e conseguir mais recursos financeiros (dinheiro) para o esquema fraudulento.
Diante disso, essas pessoas foram orientadas pela Autoridade Policial a não registrarem BOs com essa narrativa, pois não era verdadeira e elas poderiam até responder pelos crimes de Falsa Comunicação de Crime ou Contravenção Penal ou mesmo Falso Testemunho (artigos 340 e 342 do Código Penal).
Por fim, a POLÍCIA CIVIL comunica a todas as vítimas que as atitudes cabíveis já foram adotadas e, inclusive, a Promotoria de Justiça de Iguatu/CE também já foi comunicada de todo o ocorrido, para que possamos agilizar o quanto antes todas as medidas jurídicas pertinentes.

Atenciosamente,

WESLLEY ALVES DE ARAÚJO
Delegado Municipal de Polícia Civil de Iguatu/CE
Matrícula 300549-1-1

EM ALTA

Sair da versão mobile