Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Saúde

Conselho de Medicina do CE defende aborto

[caption id="attachment_1710" align="alignleft" width="500"](Foto:Divulgação)[/caption]Em concordância com o anteprojeto do novo Código Penal, o Conselho Federal de Medicina (CFM) se posicionou a favor da interrupção da gravidez até o terceiro mês por vontade da gestante e nos casos de estupro, anencefalia (fetos sem cérebro) e risco de morte.

Publicado

on

(Foto:Divulgação)

Em concordância com o anteprojeto do novo Código Penal, o Conselho Federal de Medicina (CFM) se posicionou a favor da interrupção da gravidez até o terceiro mês por vontade da gestante e nos casos de estupro, anencefalia (fetos sem cérebro) e risco de morte.

O projeto de lei, que está em tramitação no Senado, deve afastar a ilicitude da interrupção da gestação. O que não quer dizer que haverá uma descriminalização do aborto.

Conforme a posição do CFM, enviada ao Senado como contribuição para a proposta do novo Código Penal, a gravidez pode ser interrompida até a 12ª semana. Deliberação partiu dos 27 conselhos regionais de Medicina do País Foto: Marília Camelo

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) também emitiu postura em defesa da interrupção da gravidez até a 12ª semana. A deliberação partiu dos 27 conselhos regionais de Medicina (CRMs), em votação majoritária, que expôs o posicionamento das entidades componentes deste sistema, representando 400 mil médicos brasileiros. De acordo com presidente do Cremec, Ivan Moura Fé, os conselhos se manifestaram, prioritariamente, em defesa da autonomia da mulher. “A classe médica deu início a uma discussão que ainda deve ser travada por vários outros setores da sociedade. É bom que o assunto, que é muito polêmico, venha à tona”, ressalta.

Ivan Moura Fé esclarece que o médico e nem a paciente estão obrigados a suspender a gravidez nos casos citados. De acordo com o presidente do CFM, Roberto Luiz d´Avila, os Conselhos de Medicina são contrários ao aborto, que continua a ser crime.

“Diante do exposto, o CFM e os 27 CRMs ressaltam que os entendimentos distintos devem ser respeitados, como se espera num Estado Democrático de Direito. Queremos contribuir para o avanço desse debate no âmbito do Congresso e na sociedade, sempre com a preocupação de qualificar o exercício da Medicina e melhorar a qualidade da assistência em saúde”.

Para o presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), Ricardo Madeiro, o CFM está apenas opinando sobre aspectos do novo Código Penal. “A maior novidade nisso é a exclusão de ilicitudes penais”.

Legislação

Atualmente, nos casos de risco de vida e violação de dignidade sexual, o aborto não é crime. Já para anencefalia, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a interrupção da gravidez em 2012. O projeto de lei do Código Penal acrescenta o aborto de fetos sem cérebro aos casos lícitos. E quando o embrião é portador de doença grave ou incurável.

“A atuação do CFM é corajosa e levou em consideração, sobretudo, os estados epidemiológicos”, lembra Madeiro. O Conselho se fundamentou, conforme opina o advogado, na liberdade de escolha da mulher, muito embora não faça referência ao direito à vida, que começa com o nascimento do feto, presente no Código Civil.

As complicações por aborto são a quinta causa de morte materna no Brasil. As mais graves são as infecções, as lesões e as perfurações uterinas, como informa o chefe da obstetrícia do Hospital Geral Dr. César Cals, Charles Barreto. O médico lembra que é preciso levar em conta as questões filosóficas e sociais. “Há médicos que são contra o aborto e existem casos clínicos em que a interrupção da gravidez é terapêutica”, aponta.

Com a nova legislação, as mulheres passariam a procurar os médicos, de maneira lícita, evitando, os abortos clandestinos, como acredita o presidente da Comissão de Saúde. “O CFM está encarando a situação como problema de saúde pública”.

Contra

O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes, se posiciona contra os argumentos do CFM e afirma que o governo federal, pelo o Sistema Único de Saúde (SUS), não terá dinheiro para financiar a ideia. Para ele, o poder público deve evitar a gravidez indesejada fazendo programas educativos. “Não sou a favor. Tenho certeza que a sociedade vai reagir contra esse posicionamento”.

Os princípios da Igreja Católica apontam que o aborto é o maior ato de desamor que um ser humano pode cometer. Segundo Silvio Scopel, padre da Comunidade Católica Shalom, desde o momento da concepção, o óvulo já é uma pessoa na fase inicial da vida. “Reduzir as semanas para a criança não sofrer com o aborto seria como aumentar a crueldade. Quanto menor é a criança, mais desprotegida ela é. Como cristãos, não podemos ser favoráveis”.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos15 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos15 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu16 horas atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 dia atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 dia atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 dia atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 dia atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu2 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias2 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias2 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas2 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias3 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias3 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias3 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos3 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades3 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia4 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias4 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo4 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu5 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil5 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.