Regional

Comitê de Bacia Hidrográfica dos Sertões de Crateús realiza visita técnica ao cânion do Rio Poti

Published

on

Integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) dos Sertões de Crateús realizaram visita técnica para conhecer o cânion do Rio Poti e a obra da Barragem Fronteiras, em Crateús, na divisa com Buriti dos Montes, no Estado do Piauí.

O rio Poti atravessa uma fenda geológica de estrutura sedimentar formando uma feição conhecida por cânion ou boqueirão. O grupo foi conduzido pelo coordenador do Núcleo de Gestão Participativa de Crateús, Ewerton Torres, que falou sobre a evolução da paisagem e a riqueza arqueológica e paleontológica da região, como os registros de gravuras rupestres e as marcas deixadas nas rochas por pequenos animais pré-históricos.

O grupo discutiu sobre a importância do lugar e foi destacado o empenho do CBH dos Sertões de Crateús para promover a sua proteção e conservação, uma vez que já deliberou como demanda ao governador do Estado do Ceará a solicitação do uso da compensação ambiental da barragem Fronteiras para criação de uma Unidade de Conservação na área do Cânion do rio Poti.

O grupo conheceu o canteiro de obras da Barragem Fronteiras, situada no distrito de Ibiapaba, município de Crateús. A barragem Fronteiras será a maior obra hídrica da bacia dos Sertões de Crateús. Trata-se de um reservatório com capacidade de acumulação de 488 milhões de metros cúbicos. A obra está na fase de fundação, construção da base onde será erguida a barragem principal. A visita foi acompanhada pelo engenheiro civil Agnaldo Oliveira, que apresentou o projeto e conduziu o grupo pelo canteiro de obras, mostrando as etapas já realizadas e projeções para os próximos anos.

Fizeram parte dessa capacitação os membros do setor sociedade civil, usuários, poder público municipal, estadual e federal do CBH dos Sertões de Crateús e os técnicos do Núcleo de Gestão da Cogerh/Crateús.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile