Ceará
Começa hoje a I Semana Estadual do Júri
O Conselho Nacional de Justiça através da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP) do Ceará promoverá, de 14 a 18 de setembro, a I Semana Estadual do Júri. O evento visa julgar a maior quantidade possível de ações penais relativas a crimes dolosos contra a vida. Neste ano, o evento acontece também em virtude da II Semana Nacional do Júri, promovida pelo CNJ no último mês de abril, em que o poder judiciário cearense ficou em 4º lugar nacional, com a realização de 240 sessões de julgamento, dentre 365 sessões agendadas.
Segundo dados do CNJ pertinentes às metas da ENASP, o Ceará, em 2014, era o 5º estado com o maior número de ações penais de competência do júri em tramitação iniciadas até dezembro de 2009.
O Juiz de Direito e responsável pela Vara Única da comarca de Orós, Dr. Ricardo Alexandre diz que esses momentos são importantes para dar os resultados esperados à sociedade e existe uma meta da realização de pelo menos 5 júris em cada uma das comarcas no Estado, tendo a possibilidade de até 10 conforme o grau de complexidade, número de juízes e promotores titulares e número de pessoal.
As varas do Judiciário Estadual, com competência para julgamento de crimes dolosos contra a vida, enviaram em agosto deste ano a relação de processos que serão julgados durante a Semana através do Tribunal de Justiça do Ceará.
A medida está relacionada com a Meta de “Persecução Penal de Ações Penais em Tramitação” da (ENASP) para 2015, que tem como objetivo julgar ações penais da área citada, com denúncia recebida até 31 de dezembro de 2009 e que não foram julgados até 31 de outubro de 2014, excluídos os processos suspensos.
A Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública foi criada em fevereiro de 2010 com o objetivo de planejar e programar a coordenação de ações e metas, em âmbito nacional, mediante a união articulada de esforços dos órgãos de justiça e de segurança pública. Reúne representantes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, da advocacia pública e privada, da Defensoria Pública em âmbito federal e estadual e é coordenada por integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público e do Ministério da Justiça.
Clique abaixo e ouça entrevista exclusiva com o Juiz Dr. Ricardo Alexandre:
Parte1:
Parte2:
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásJovem é preso por engano no Ceará após ser confundido com foragido e passa Natal e Réveillon na cadeia
-
Noticias2 semanas atrásLula sanciona lei que reconhece professores da educação infantil como parte da carreira do magistério
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu

