Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Caso Zara: seis meses após o crime, Justiça não localiza gerente acusado de racismo

Publicado

on

O episódio de racismo protagonizado entre um gerente da Zara, em Fortaleza, e uma delegada da Polícia Civil do Ceará (PCCE) enquanto vítima, está longe de um desfecho no Poder Judiciário. O crime completa seis meses nesta segunda-feira (14). Enquanto o tempo passa, o andamento processual permanece prejudicado, porque o réu ainda não foi localizado após a denúncia.

Conforme documentos que a reportagem do Diário do Nordeste teve acesso, no dia 1º de dezembro de 2021, o Ministério Público do Ceará (MPCE) acusou formalmente Bruno Filipe Simões Antônio. Dias depois, a Justiça acolheu a denúncia, tornando o ex-gerente da Zara réu.

Ao mesmo tempo em que a denúncia foi recebida, o juiz determinou a citação por meio de mandado ou requisição de Bruno Filipe. O objetivo era que ele apresentasse resposta escrita em até 10 dias, por meio de advogado habilitado ou até mesmo Defensor Público nomeado. Até essa sexta-feira (11), isso não tinha acontecido.

Consta nos autos que oficiais de Justiça tentaram diversas vezes dar cumprimento ao mandado, seja se dirigindo pessoalmente ao endereço do acusado, ou tentando contato por telefone. “A informação era sempre que o mesmo estava ausente”, disseram. Quando por telefone, as ligações não completavam.

No dia 23 de fevereiro foi aberta vista ao Ministério Público para se manifestar sobre a não localização. Já no início deste mês de março, o MP se manifestou requerendo que a loja Zara situada em um shopping na Avenida Washington Soares fosse oficiada para informar se o denunciado ainda trabalhava no local e assim promover a citação pessoal.

O parecer do MPCE foi anexado ao processo e está pendente de decisão. Por nota, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) afirmou que os autos estão concluso para despacho. “Isso significa que, a qualquer momento, o Juízo da 14ª Vara Criminal a Comarca de Fortaleza, onde o processo está em tramitação, poderá analisá-los”, disseram.

CRIME IMPRESCRITÍVEL

A delegada Ana Paula Barroso, vítima de racismo dentro da loja no dia 14 de setembro de 2021, pontua que pela legislação brasileira, o racismo é um crime que não prescreve. A policial acredita ser uma estratégia do acusado não se deixar citar, mas destaca que isso não deve inviabilizar o processo.

“Não é só por conta da Ana Paula, é por conta de tantas outras pessoas vítimas de um crime que só aumenta. O meu caso não foi isolado e é uma luta que não vai terminar tão cedo. É preciso responsabilizar as pessoas, para que aquelas que ousem a cometer algo dessa natureza, se abstenham”

A investigação da Polícia Civil do Ceará é considerada como “concluída com êxito”, e agora cabe ao Judiciário dar andamento ao tramite.

ENTENDA O CASO
As autoridades apontam que Bruno Filipe Simões Antônio impediu o acesso da vítima ao estabelecimento comercial, “negando-se a servir ou atender” a mulher. Ana Paula entrou na loja consumindo um sorvete e, imediatamente, o denunciado, na época gerente da Zara, foi em direção da vítima “abordou-a e, de forma incisiva, a impediu de permanecer no sobredito estabelecimento comercial”.

A delegada chegou a questionar em que o gerente se baseava para determinar a saída dela, mas Bruno só teria dito que era determinação da segurança so shopping. Ela voltou a questionar se o motivo era ela consumir um sorvete, com a máscara de proteção individual baixa, “contudo, o denunciado se restringiu a afirmar que se tratava de questão de segurança”, conforme o MP.

Bruno Filipe negou ter agido desta forma, mas o ato ficou comprovado após análise dos depoimentos de testemunhas e imagens das câmeras de segurança apreendidas. Para o Ministério Público, ao se negar a atender ou receber a vítima, não houve outra razão fundamentada que não fossem as próprias características físicas dela.

“Diante de todos os elementos juntados aos autos, nota-se a prática de crime resultante de discriminação ou preconceito de raça, cor ou etnia com latente diferenciação de tratamento entre clientes do estabelecimento comercial”.

‘ZARA ZEROU’
O delegado geral da PCCE, Sérgio Pereira, revelou que testemunhas (entre ex e atuais funcionários da Zara) relataram, durante a investigação que a marca tinha o código “Zara zerou”. O código era disparado no alto-falante da loja quando entrava um cliente fora do padrão desejado pela loja, que poderia colocar a segurança em risco.

Conforme as investigações, eram alvos do alerta “Zara zerou” pessoas negras e julgadas como “mal vestidas”. Por nota, a Zara negou a existência de um suposto código para discriminar os clientes.

Fonte: Diário do Nordeste

https://open.spotify.com/episode/4abD8ezeJTyufPht1yRqTY

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará7 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará7 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará7 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias1 dia atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias1 dia atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu1 dia atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias7 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias7 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias7 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos7 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.