Política
STF autoriza a obrigatoriedade de se vacinar contra a covid-19 , mas sem uso da força
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (17) que o Estado pode obrigar a população a se vacinar, contanto que não se use a força. A votação foi unânime.
Na prática, a decisão dá a estados e municípios autonomia para instituir a aplicação da vacina em caso de inércia do governo federal, “desde que não haja coação, constrangimento ou adoção de medidas invasivas contra o cidadão”.
Portanto, prevaleceu o entendimento do relator, Ricardo Lewandowski, cujo entendimento é de que haja medidas restritivas, sem uso da força, para quem se recusar a receber o imunizante.
Para Lewandowski, a vacinação forçada dos cidadãos é “flagrantemente inconstitucional”, mas a gravidade da pandemia e o risco coletivo que a doença impõe torna legítima a obrigatoriedade.
O ministro Luís Roberto Barroso seguiu a posição e ressaltou que o caráter compulsório deve obedecer, antes de tudo, a aprovação de órgãos de vigilância sanitária e consenso médico-científico.
Em seguida, votou o ministro Nunes Marques. Ele concordou com o relator, mas sugeriu uma ressalva: a de que a União deve ser ouvida sobre a decisão dos estados ou municípios. Para ele, a imposição deve ser uma última medida, após a tentativa de uma vacinação voluntária.
Já o ministro Alexandre de Moraes destacou os trágicos números de contaminados e mortos pelo coronavírus. Para ele, a gravidade da pandemia não permite “demagogia, hipocrisia, ideologias, obscurantismo, disputas político-eleitoreiras e, principalmente, não permite ignorância”.
Ao também acompanhar Lewandowski, o ministro Gilmar Mendes sugeriu que se autorize que estados e municípios exportem vacinas estrangeiras que estejam aprovadas por autoridades sanitárias.
Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello também seguiram o entendimento do relator, reforçando que a vacinação deve ser compulsória, com consequências indiretas, sem que se conduza o indivíduo forçosamente.
Fonte: Brasil de Fato
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

