Brasil
Câmara aprova projeto que proíbe uso de animais para puxar carroças
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de animais para puxar carroças em todo o Brasil. A proposta também criminaliza a utilização de animais em circos, apresentações com malabarismos e outros espetáculos, sejam eles presenciais ou virtuais, ampliando a proteção dos direitos dos animais em nível nacional.
Atualmente, esse tipo de proibição existe apenas em legislações estaduais, mas, com a nova lei, a medida passará a ter abrangência nacional. Quem descumprir a norma poderá ser punido com penas que variam de 2 a 5 anos de prisão, além de multa, sendo esta dobrada em caso de morte do animal. No entanto, o projeto prevê exceções, como o uso de cavalos em atividades esportivas, de lazer em fazendas, montaria por forças de segurança e na agricultura familiar de subsistência, desde que respeitadas boas práticas de manejo.
O texto agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, será votado no Plenário da Câmara dos Deputados. Após essa etapa, a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Senado e sancionada pela Presidência da República para que entre em vigor oficialmente em todo o território nacional.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

