Conecte-se conosco

Política

Vereadora no Rio Grande do Sul é eleita a contragosto para “embelezar” mesa diretora

Publicado

on

Iasmin Rollof não estava concorrendo ao cargo para o qual foi eleita contra sua vontade. A vereadora ouviu como justificativas que ela deveria exercer o cargo para “embelezar” e dar um “tchan feminino” à mesa.

A vereadora Iasmin Rollof (PT), 24, foi eleita como segunda vice-presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores do município de Canguçu, no Rio Grande do Sul, sem se candidatar ao cargo e com justificativa dos colegas do legislativo de “embelezar a mesa”. A sessão aconteceu na última quarta-feira, 22, quando foi eleita a mesa diretiva da Casa para 2022.

Pelo menos três votos em Rollof foram dados com a justificativa da beleza da parlamentar, que é a mais jovem da legislatura, a única eleita por um partido de esquerda, bem como, a única vereadora considerada independente, ou seja, que não faz parte das bases governistas ou mesmo da oposição. Para a vereadora, as declarações foram desrespeitosas.

“Emocionalmente, fiquei muito abalada. Não foi um desrespeito à vereadora Iasmin, mas a todas as mulheres. Ainda estou digerindo, encontrando forças para seguir de cabeça erguida, mas me fez muito mal. Não posso me abalar, porque tem muita gente que confia no meu trabalho”, disse em matéria ao site G1.

A parlamentar havia tentando candidatura à presidência da Câmara como representante da oposição, mas foi superada pelo vereador Marcelo Maron (PTB). Na ocasião, contudo, acabou sendo eleita para o cargo ao qual não tinha se candidatado e deverá agora se reunir com o PT para decidir se vai assumir ou não como segunda vice-presidente da mesa. Rolloff afirmou também que não pretende tomar medidas legais contra os colegas.

Segundo Iasmin, a candidatura à presidência da Câmara foi uma tentativa de marcar posição, já que a base governista em Canguçu é composta por 8 dos 15 vereadores que compõem a casa. Após a derrota, uma composição com a base governista foi sugerida, o que proporcionaria à vereadora uma indicação à primeira vice-presidência. Contudo, a petista não aceitou a proposta, o que acredita que tenha sido o motivo para reação machista dos demais parlamentares.

Justificativa

Durante a sessão que elegeu Iasmin, a vereadora ouviu como justificativas que ela deveria exercer o cargo para “embelezar” e dar um “tchan feminino” à mesa. A discussão, que começou ainda na votação para presidente, se estendeu até a eleição ao cargo em que a vereadora acabou sendo escolhida.

“Não é um concurso de beleza, estou ali para trabalhar pelo município. Fui eleita porque tenho propostas e capacidade de exercê-las, não porque sou bonita. Esse tipo de justificativa acaba invisibilizando todo o meu trabalho”, disse à reportagem.

Um dos parlamentares que endossaram o voto na vereadora por “beleza”, Arion Braga (PP), depois se retratou afirmando que não tinha a intenção de constranger a colega.

Ainda durante o debate na sessão, Rollof pediu a palavra para contestar os votos. “Quando forem votar em mim, que votem pela minha capacidade intelectual e não pela minha beleza”, argumentou.

Iasmin Rollof foi eleita em 2018, com 928 votos e com uma campanha baseada na defesa da agricultura familiar, em políticas de apoio às mulheres e na valorização dos jovens. De acordo com a vereadora, o fato de ser mulher e mais nova que os demais colegas, sempre gerou desconforto. Rollof contou à reportagem que era chamada de “guriazinha” e “bonitinha” na Câmara, até que precisou pedir para que os vereadores parassem com essa atitude.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias1 dia atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias1 dia atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias1 dia atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu2 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias2 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias2 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu3 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu3 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias3 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias3 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias4 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias4 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias4 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.