Ceará

Taxa de desocupação no Ceará cai e afeta 13,2% da população, diz IBGE

Published

on

A população desocupada do Ceará – sem emprego e sem trabalho – teve uma redução de 1,1 ponto percentual entre o primeiro e o segundo semestre deste ano. De acordo com a pesquisa Pnad, divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a março deste ano, 14,3% da população do estado estava desocupada; de abril a junho, essa taxa caiu para 13,2%.

Considerando os dados de todo o país, o mercado de trabalho brasileiro encerrou o segundo trimestre do ano com 26,3 milhões de trabalhadores desocupados e subocupados – cerca de 200 mil a menos que no trimestre anterior.

Baixa no Nordeste

O detalhamento da PNAD apresentado nesta quinta-feira mostrou, ainda, que, à exceção do Nordeste, o número de desempregados caiu em todas as grandes regiões do país entre o primeiro e o segundo trimestre do ano. Apesar disso, conforme enfatizou o coordenador da pesquisa, “em relação ao ano passado, o quadro continua crítico em todas as regiões”.

A subutilização da força de trabalho é mais intensa no Nordeste. A taxa na região ficou em 34,9% no segundo trimestre, distante 11,1% da média nacional. “No Piauí, essa taxa ficou em 38,6% e no Maranhão em 37,7%. Ou seja, nestes estados falta trabalho para quase 40% da população”, enfatizou Azeredo.

Fonte: G1

DIÁLOGO MAIS – O Bullying e sua consequências

EM ALTA

Sair da versão mobile