Policial

Soldado do Ronda morre ao impedir assalto a ônibus em Pernambuco

Jaelson Bento era passageiro de um ônibus com destino a Juazeiro do Norte e reagiu à ação de uma dupla. Os bandidos também morreram e outras três pessoas ficaram feridas

Published

on

Jaelson Bento era passageiro de um ônibus com destino a Juazeiro do Norte e reagiu à ação de uma dupla. Os bandidos também morreram e outras três pessoas ficaram feridas

O ônibus seguia pela estrada. A madrugada de ontem começava e o veículo seguia do território pernambucano rumo ao município cearense de Juazeiro do Norte. Os dias tinham sido de folga para o soldado do Ronda do Quarteirão Jaelson Andrade Bento Júnior, 23. Ele fora a Recife encontrar a namorada. Dois homens armados fariam com que fosse pela última vez.

Os caminhos do jovem e da dupla encontraram-se em Caruaru (PE), quando os rapazes entraram no ônibus e anunciaram um assalto. Portavam revólveres. Quem estava no coletivo relatou à Polícia momentos de agressividade. “Eles plantaram o terror; ameaçaram todo mundo. Tomaram a faca de um bombeiro que estava a bordo e pressionaram o motorista com ela”, reproduziu ao O POVO o comandante do Ronda de Juazeiro e chefe direto de Bento, capitão Francinaldo Guedes.

Um policial rodoviário federal também estava no ônibus. Mas foi o soldado da PM cearense e estudante universitário de Direito quem reagiu. Conforme Guedes, ele estava numa das últimas cadeiras do coletivo. À paisana, trocou tiros de pistola com os bandidos dentro do veículo. “Ele viu que não tinha outra saída. Mesmo de folga, manteve o espírito policial e evitou que as pessoas fossem atacadas”, avalia Guedes.

O embate resultou na morte imediata de Ademar Correia Fontes, 36, um dos assaltantes. Ele, no entanto, conseguiu atingir Bento. Acertou três projéteis no tórax do soldado que, por sua vez, também acertou Ednaldo Nascimento, 36. Ferido, o homem fugiu. Mas foi encontrado morto minutos depois, à beira da estrada.

O tiroteio deixou três pessoas feridas. Nenhuma teve a identidade revelada pela Polícia. Sabe-se apenas que se tratam de uma jovem de 16 anos, uma mulher de 50 e um idoso de 72. Segundo o capitão Francinaldo Guedes, todos tiveram lesões leves, foram socorridos e liberados.

O soldado da PM cearense chegou a ser levado pelo motorista do ônibus a um posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Agentes encaminharam-no a um hospital da Serra Talhada (PE), mas ele não resistiu. “O Bento morreu de forma heroica”, resumiu Guedes.

De acordo com o capitão, o soldado era de Exu (PE), mas pertencia à 1ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (BPCom/Ronda, em Juazeiro) há três anos. O enterro de Jaelson Andrade Bento Júnior ocorre às 8 horas de hoje, na cidade natal do militar. “Ele era um soldado exemplar! Amigo de todos, uma excelente pessoa, um ótimo filho… Era disposto, honesto, de bom caráter…”, recordou o comandante.

ENTENDA A NOTÍCIA

O soldado Bento ocupava uma das últimas cadeiras do ônibus da empresa Princesa do Agreste quando os bandidos entraram no veículo e anunciaram o assalto. Ele reagiu e houve troca de tiros. Matou a dupla, mas acabou atingido por três projéteis no tórax e não resistiu.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile