Conecte-se conosco

Política

Senadores aprovam PL que pode bloquear bens de movimentos populares

Publicado

on

De interesse da bancada ruralista, projeto não passou por audiência pública; oposição e movimentos criticam iniciativa.

Foi aprovado, nesta quarta-feira (12), na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, um projeto que pode levar ao bloqueio de bens de militantes ou entidades relacionadas à luta social. Segundo parlamentares do campo progressista, esta seria mais uma tentativa de enquadrar e criminalizar movimentos populares sob o argumento de combate ao terrorismo e à violência.

Recentemente, deputados de setores conservadores tentaram alterar o artigo 2º da Lei Antiterrorismo, incluindo atos que expõem “a perigo pessoa, patrimônio, paz pública (…) ou a liberdade individual” e iniciativas para pressionar governos e autoridades “a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, por motivação política, ideológica ou social”.

O texto que passou hoje na CRE é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 181/2018, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), da bancada ruralista, que permite a indisponibilidade de bens de pessoas acusadas ou investigadas por suposta prática de “terrorismo”.

A preocupação da sociedade civil organizada é de que essa proposta seja utilizada como via legal para a criminalização de militantes, em meio à tendência de alargamento do conceito de “práticas terroristas”. Ou seja, o termo se tornaria cada vez mais elástico e aberto a interpretações ideológicas, conforme convém em cada momento.

O projeto, que tramita desde abril deste ano, foi aprovado na CRE sem que tenham sido promovidas audiências públicas para discutir a medida.

Para Alexandre Conceição, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a falta de debate sobre o tema faz parte da proposta política do PLS, o partido do presidente eleito, que se insere no contexto de criminalização crescente dos movimentos populares.

Ele destaca ainda que a aprovação célere dessa e de outras medidas que podem afetar os interesses sociais tem sido a marca dos últimos anos no Congresso Nacional.

“Mais uma vez, a sociedade é apunhalada pelas costas numa votação. Mais uma vez, ela não foi chamada pra dialogar sobre os rumos do país”, critica.

O MST e o Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) têm sido as entidades diretamente citadas por parlamentares e por Jair Bolsonaro (PSL), futuro presidente da República, como organizações que podem ser enquadradas como terroristas.

Os dois movimentos são referência na luta pela garantia dos direitos sociais e têm como prática a ocupação de prédios, terrenos improdutivos que devem ser encaminhados para a reforma agrária, entre outros.

PLS 181

A justificativa apresentada pela autora do projeto no texto do PLS 181 é de que a proposta teria o objetivo de fazer o Estado brasileiro cumprir sanções impostas por resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) em relação ao terrorismo.

O projeto foi aprovado na CRE em meio à ausência dos parlamentares da oposição, que não participaram da sessão do colegiado nesta quarta. A partir de agora, a proposta deverá ser encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Em entrevista ao Brasil de Fato, o líder da bancada do PT na Casa, Lindbergh Farias (PT-RJ), informou que irá pedir a rejeição da proposta na CCJ. Caso o texto principal do projeto seja aprovado, o grupo deverá, segundo ele, apresentar destaques, que são sugestões de alteração no texto.

A ideia do PT é retirar do projeto os trechos que permitem que o pedido de bloqueio de bens seja feito por autoridades brasileiras – no caso, por meio do Ministério da Justiça (MJ) – ou estrangeiras.

Os petistas deverão sugerir que o Senado mantenha o que já está previsto na legislação brasileira, que é o cumprimento de sanções impostas pelo CSNU quando houver um pedido do próprio Conselho.

Farias destaca ainda que o Brasil não tem histórico de casos de terrorismo e que, se for definitivamente aprovado, o PL poderá ser usado como manobra política contra movimentos populares.

Sérgio Moro

O senador aponta ainda que a intenção dos que propõem o PLS 181 seria também dar superpoderes ao ex-juiz federal Sérgio Moro, futuro ministro da Justiça do governo Bolsonaro. Moro, que era responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba (PR), tem feito articulações para garantir a aprovação de propostas que ampliem a Lei Antiterrorismo e outras legislações semelhantes.

O PLS 181/2018 prevê, por exemplo, que o bloqueio de bens de pessoas acusadas de terrorismo poderá ser efetivado pelo Ministério da Justiça (MJ), que, no novo governo, será responsável pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O órgão atualmente é vinculado ao Ministério da Fazenda, mas será atingido pela reforma ministerial de Bolsonaro, já anunciada nas últimas semanas.

Com isso, caso o PLS 181 seja aprovado e vire lei, Moro poderá ter acesso às movimentações financeiras de cidadãos e entidades sem a necessidade de intermediação do Ministério Público Federal (MPF) e do Poder Judiciário para a visualização dos dados.

Lindbergh Farias considera que o Brasil pode estar caminhando para a instauração de um “Estado policial”, com excesso de prerrogativas para o Poder Executivo.

“É importante que as pessoas saibam o que está acontecendo, principalmente no Ministério Público, no Poder Judiciário e no STF, porque o que ele (Moro) está fazendo é usurpando atribuições do MP e do Judiciário. É como se o Moro dissesse ‘o Judiciário sou eu’”, criticou.

Fonte: Brasil de Fato

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias20 horas atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu20 horas atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu20 horas atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias21 horas atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias21 horas atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará2 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo2 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia2 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu3 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias4 dias atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias4 dias atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias4 dias atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias4 dias atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias1 semana atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo1 semana atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias1 semana atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias1 semana atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias1 semana atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará1 semana atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.