Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

PSOL se reúne com Carmem Lúcia para discutir MP que reduz 30% do fundo penitenciário

Publicado

on

Legenda pede à presidente do STF anulação de trechos da medida provisória 755.

Representantes do Partido do Socialismo e Liberdade (PSOL) se reuniram nesta quarta-feira (11) com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lucia, para tratar do pedido de anulação de alguns pontos da Medida Provisória (MP) 755, que reduz em cerca de 30% os recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). A sigla alega que a alteração é inconstitucional e tende a agravar a crise do sistema prisional no país.

A MP, enviada ao Congresso Nacional no último dia 21, também define novas áreas de aplicação dos referidos recursos, que poderão ser repassados pela União aos fundos dos estados e do Distrito Federal (DF).

Outra mudança diz respeito às verbas da loteria esportiva que são destinadas ao Funpen: o percentual cai de 3% para 2,1%. A diferença de 0,9% passa a ser canalizada para o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Entre outras coisas, o PSOL assinala que as alterações promovidas pelo governo irão prejudicar ainda mais a qualidade do sistema carcerário, que hoje vive uma explosão dos problemas com as chacinas ocorridas no Amazonas e em Roraima, cujo saldo é de cerca de 100 detentos mortos.

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o saldo contábil do Funpen é de R$ 2,2 bilhões, mas parte do montante não estaria sendo utilizada por conta do ajuste fiscal realizado pelo governo.

“O que a MP faz é desviar dinheiro do Fundo para atividades policiais, em vez de destiná-lo aos fins determinados pela lei, que tratam da melhoria das condições dos presídios. Essa MP não só não dá uma solução para o problema atual, como agrava a crise monumental que estamos vivendo no Brasil”, considerou o líder da bancada do PSOL na Câmara Federal, Ivan Valente (SP).

Ação

O pedido de nulidade de parte da MP 755 feito pelo PSOL está expresso em uma ação ajuizada na última segunda-feira (9) junto ao Supremo. No documento, o partido argumenta que a redução de recursos do Funpen pelo governo federal fere uma decisão anterior do próprio Tribunal, que já havia determinado o descontingenciamento do Fundo e o impedimento da destinação da verba para outra finalidade.

A referida decisão do STF se deu em 2015, no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, proposta pelo próprio PSOL. Na época, o plenário do Supremo determinou à União a liberação do saldo acumulado do Funpen para que o dinheiro fosse aplicado segundo a destinação prevista em lei.

De acordo com o advogado do partido, Daniel Sarmento, do ponto de vista técnico-jurídico, o pedido feito pelo PSOL na última segunda-feira (9) é um aditamento à ADPF 347.

“Nós estamos postulando a suspensão de dispositivos da MP dessa forma, mas há um pedido subsidiário para que, caso o Supremo entenda que o caso não é de aditamento, o documento seja recebido como uma ação direta de inconstitucionalidade contra a MP”, explicou Sarmento.

Decisão

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) acredita que o pedido da legenda tende a ser acolhido pela ministra Carmen Lúcia.

“Os argumentos que nós colocamos estão absolutamente corretos e são incontestáveis porque o STF já havia decidido pelo descontingenciamento, o que não foi cumprido”, disse o líder da bancada, acrescentando que o partido tem a expectativa de que o STF julgue o caso ainda este mês, período de férias dos ministros.

“Claro que ela não adiantou um posicionamento, mas entendemos que, diante da grave crise que estamos vivendo, a MP caminha na contramão, e isso exige que o Judiciário tome medidas importantes para pressionar o Executivo”, avaliou Valente.

A ministra Carmen Lúcia não se pronunciou sobre o assunto.

Penitenciárias

Após a reunião, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL/RJ) salientou que a ação proposta pelo partido em 2015 aborda não só o Fundo Penitenciário, mas diversas questões relativas ao sistema carcerário, como as condições estruturais das prisões, as facções e a classificação dos presos.

“Se em 2015 essa peça tivesse sido analisada com a devida importância, talvez nós não tivéssemos cortado tantas cabeças agora em 2017. É preciso entender que o sistema penitenciário não pode ser pauta somente quando há fuga ou rebelião. Esse é um compromisso que todos os poderes precisam ter”, considerou o deputado.

Ele também destacou o Brasil como o país com maior crescimento da população carcerária no mundo, com previsões de encarceramento de 10% de toda a população em 2075, caso o ritmo de prisões se mantenha.

“Para tratar o problema, é preciso ter política pública, e isso se faz com recursos, por isso foi tão importante a reunião sobre o Fundo Penitenciário”, finalizou Freixo.

O Brasil tem a 4ª maior população carcerária do planeta, com 646 mil presos distribuídos em presídios com um total de 395 mil vagas. A superlotação faz com que as unidades estejam 69% acima da capacidade. Além disso, 37% dos detentos são presos provisórios.

O presídio de Manaus onde ocorreu o massacre no início deste mês, por exemplo, tinha um excedente de 170% no número de presos, com 1.224 pessoas para 454 vagas.

Governo

O Brasil de Fato procurou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto para tratar das críticas feitas à MP 755 e do posicionamento do governo diante da ação do PSOL, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Fonte: Brasil de Fato

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu3 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias4 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias4 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias4 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu4 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias5 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias5 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias5 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento6 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias6 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias7 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias7 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo7 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo7 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes7 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu7 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando7 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias7 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu1 semana atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo2 semanas atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo2 semanas atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas2 semanas atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias2 semanas atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo2 semanas atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará2 semanas atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.