Política

Projeto de lei visa instituir a campanha Novembro Azul nas escolas

Published

on

A deputada Mirian Sobreira elaborou projeto de lei que institui, no âmbito do Estado do Ceará, a Campanha Novembro Azul na Escola. A iniciativa acontece anualmente no mês de novembro, período internacionalmente dedicado à saúde do homem com ações com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações tem o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. A ideia do projeto de lei, que já tramita na Assembleia Legislativa (AL), é que a conscientização para a prevenção do câncer de próstata se inicie entre as crianças e adolescentes, convertendo-os em multiplicadores das informações.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo, sendo o segundo mais comum entre os homens. “Quanto antes crianças e adolescentes tiverem o conhecimento da prevenção, melhor. Poderão sensibilizar também seus familiares”, explicou.

A deputada acredita que quanto mais cedo o tema for abordado, os estudantes poderão estar mais conscientes sobre a importância do exame de toque retal, pois ainda existem preconceitos em relação a essa avaliação. “Com o projeto de lei, será possível promover diversas ações dentro das escolas, conscientizando os estudantes e os deixando mais à vontade para falar sobre o assunto. O intuito do projeto será a discussão do tema com as crianças e jovens, que assimilam de forma mais fácil, as orientações que recebem e, normalmente, as levam pra dentro de casa, conversando com seus pais e com os demais familiares”, afirmou Mirian.

EM ALTA

Sair da versão mobile