Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Presidente da Aprece defende lockdown em Fortaleza para evitar surto no Interior

Publicado

on

Presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e prefeito de Cedro, Nilson Diniz, defende a adoção do lockdown em Fortaleza e Região Metropolitana para evitar que a pandemia do novo coronavírus se espalhe drasticamente pelo Interior. O sistema restringe ao máximo o fluxo de pessoas.

“Diante desse quadro de agravamento, o Governo deveria fazer lockdown em Fortaleza”, avalia. Segundo ele, “ainda há um trânsito grande” de pessoas se deslocando da Capital para outros municípios, movimento que tem feito a doença se espalhar mais rapidamente do que o previsto pelas autoridades. Ontem, Cedro registrou o primeiro caso de Covid-19.

Até agora, o Estado contabiliza mais de oito mil contaminados, com 677 mortos. Fortaleza concentra mais de 90% dos casos e dos óbitos no Ceará. A capital cearense tem a maior incidência de Covid-19 por milhão de habitantes no País.

“São quatro aspectos que justificam o lockdown (em Fortaleza): temos número crescente de casos, número de óbitos na mesma proporção, a estrutura hospitalar está estrangulada e a doença poderia se espalhar pelo Interior”, elenca o gestor.

Para ele, as próximas semanas serão muito importantes. “Poderia ser tomada essa decisão logo (sobre o lockdown)”, acrescenta. Nas demais regiões do Ceará, o isolamento social continuaria a valer como medida de combate à crise sanitária.

“Acho que o isolamento no Interior seria mais correto, mas em Fortaleza temos de pensar nisso, já que outras cidades estão fazendo. E temos de pensar em como fazer”, ressalva o dirigente da Aprece, que integra comissão que discute o quadro de enfrentamento à pandemia, formada por representantes do Governo e de entidades da sociedade civil.

No último sábado, em coletiva no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana (PT) anunciou a renovação do decreto de quarentena por mais 15 dias, agora com medidas mais drásticas. O chefe do Executivo admitiu que o lockdown está sob estudo e pode ser empregado.

A alternativa, que foi determinada em parte do Maranhão, restringe ao máximo o fluxo de veículos e de pessoas, estabelece protocolos mais rígidos de acesso a supermercados e farmácias, por exemplo, além de fixar barreiras nas divisas intermunicipais, de modo a impedir fluxo e maior risco de contágio.

Ao lado do prefeito Roberto Cláudio (PDT), Camilo reconheceu ainda a dificuldade de garantir a adesão ao distanciamento social no Ceará e alertou que a rede de leitos de UTI estadual e municipal está perto da exaustão, apesar dos esforços de Governo e Prefeitura, como a aquisição de mais 100 leitos especiais na próxima semana.

O governador também descartou totalmente a possibilidade de flexibilizar as ações contra o coronavírus em Fortaleza neste momento de explosão da doença, como tem defendido um segmento do setor produtivo que participa do grupo de trabalho. Camilo passou o fim de semana reunido com secretários para discutir saídas e elaborar mudanças no novo decreto, que deve ser publicado hoje, impondo mais restrições na tentativa de conter o avanço da pandemia.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará5 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará5 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará5 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias1 dia atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias1 dia atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu1 dia atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias7 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias7 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias7 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos7 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.