Ceará
Mãe surda tem parto cesárea acompanhado por intérprete de libras no Interior do Ceará
A dona de casa Amanda Sarah, de 22 anos, recebeu uma ajuda especial durante o nascimento do terceiro filho, Noah Enzo. A jovem surda, que já é mãe de outras duas crianças, foi auxiliada pela primeira vez por uma intérprete de Libras durante o parto. O caso, registrado nos últimos dias de 2023 em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), também foi inédito para o município.
O parto aconteceu em 28 de dezembro do ano passado, quando a digitadora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Dayane Dias, entrou na sala de cirurgia, junto ao companheiro de Amanda Sarah, que também é surdo, para intermediar o primeiro parto cesárea da vida da mãe de terceira viagem. A servidora já acompanhava a gestação desde a fase do pré-natal.
“A gente foi unindo forças com o pessoal do posto [de saúde], o pessoal do hospital, e, aos poucos, foi trabalhando a ideia de que no dia do parto necessitaria de um intérprete no hospital, para mostrar como ia ser, porque era a primeira vez que ela ia ter um parto cesárea. [Para] dizer para o médico as dores, o que ela tava sentindo”, explica Dayane Dias.
Natural de Brasília, Amanda Sarah detalha que se mudou para o Ceará em busca de realizar o sonho de conhecer a praia. Chegou a residir em Fortaleza, mas está há cinco meses morando em São Gonçalo do Amarante. Ao Diário do Nordeste, ela conta que a presença da profissional no momento do parto facilitou a experiência, já que conseguiu entender todas as informações e, principalmente, ser compreendida pela equipe que atuou no parto. O momento emocionou todos os presentes, segundo a intérprete.
Para Dayane Dias, a experiência foi ainda mais especial devido a um fator pessoal. Mãe de um jovem de 27 anos que também é surdo, os dois enfrentaram diversas dificuldades ao longo da vida para ter acesso à saúde devido à ausência de profissionais da área que fossem fluentes em Libras ou oferecessem intérpretes.
Ouça nossos Podcasts!
PODCAST MAIS JUSTIÇA – PRINCIPAIS ASSUNTOS E DÚVIDAS NO DIREITO DE FAMÍLIA
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF

