Futebol

Pontuação para o Ceará garantir permanência na Série A e projeção de Sul-Americana

Published

on

O Ceará está na briga contra o rebaixamento na reta final da Série A de 2022. Com 33 pontos, restando sete rodadas, segue fora do Z-4, mas o risco de descenso é 33,5%, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Assim, o objetivo é garantir a permanência.

Ao longo do Brasileirão, o clube esteve na zona apenas uma vez, quando ficou na 17ª posição após perder para o Fluminense – hoje, é o 16º. Assim, o Diário do Nordeste conversou com o matemático Gilcione Nonato, da UFMG, para constatar todos os cenários do Vovô até o fim da competição.

“Se o Ceará chegar aos 42, tem probabilidade de 15% de queda. Na Série A, um time com essa pontuação, tem, na média, a probabilidade de 30% de rebaixamento. Esse ano, se o Ceará chegar aos 43, tem 5% de chance de queda, então o Ceará dificilmente vai cair se fizer entre oito, nove ou 10 pontos. É o mínimo que tem de fazer nesses jogos para garantir a permanência”.

Na análise da UFMG, a pontuação para evitar o rebaixamento em 2022 será menor que a média histórica, de 45. Neste cenário, o Vovô precisaria de mais 10 pontos: 4V ou 3V + 1E ou 2V + 4E.

 

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile