Mundo

PF prende mulher do “Faraó dos Bitcoins” nos Estados Unidos

Published

on

A esposa de Glaidson Acácio dos Santos, mais conhecido como o “Faraó dos Bitcoins”, foi detida em Chicago, nos Estados Unidos, pela Polícia Federal brasileira. Mirelis Diaz Zerpa, de nacionalidade venezuelana, estava foragida há mais de dois anos, acusada de liderar um esquema de pirâmide financeira camuflado como investimento em bitcoins. Sua prisão, contudo, ocorreu devido à sua permanência ilegal no país norte-americano.

A captura de Mirelis, realizada na quarta-feira (24), foi confirmada pela Polícia Federal na noite de quinta-feira. A ação contou com a colaboração do U.S. Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e do Serviço Secreto dos Estados Unidos. Um mandado de prisão havia sido emitido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, acusando-a de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

De acordo com as investigações da PF, Mirelis e seu marido teriam lavado o equivalente a cerca de R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021. Através da Operação Kryptos, a PF descobriu que a venezuelana era proprietária de uma empresa de consultoria em Cabo Frio, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, que oferecia serviços de investimento em bitcoins desde 2015. Esses investimentos, destinados ao público em geral, inclusive pessoas jurídicas, prometiam rendimentos mensais fixos de aproximadamente 10%. No entanto, o esquema não possuía autorização da Comissão de Valores Mobiliários.

A defesa de Mirelis publicou uma nota nas redes sociais, afirmando que a mulher possui um habeas corpus emitido pelo Superior Tribunal de Justiça, relacionado à Operação da PF, e que a prisão se deu devido a uma “irregularidade formal no visto, desconhecida por ela e por seus advogados, que está em processo de esclarecimento”, conforme citado em trecho da nota.

Ouça nossos Podcasts!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – FRAUDES BANCÁRIAS E SUPERENDIVIDAMENTO

EM ALTA

Sair da versão mobile