Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

Passagem mais cara e frequência reduzida

[caption id="attachment_20722" align="alignnone" width="640"]Foto:  DivulgaçãoFoto: Divulgação[/caption]

Devido à queda no ritmo de evolução da atividade de transporte aéreo no País, empresas de aviação partem para diminuição da frequência de voos e aumento no preço das passagens para crescer margem de lucro

Publicado

on

Foto: Divulgação
Foto:  Divulgação

Foto: Divulgação

Devido à queda no ritmo de evolução da atividade de transporte aéreo no País, empresas de aviação partem para diminuição da frequência de voos e aumento no preço das passagens para crescer margem de lucro

 

Sem conseguir margem de lucro, companhias aéreas partem para aumento de passagens e redução de frequência de voos. Assim, após a Latam (TAM e Lan) anunciar redução de 8% a 10% das operações domésticas e prejuízo líquido de US$ 40 milhões, o vice-presidente financeiro de relações com investidores da Gol, Edmar lopes, afirmou, ontem, que a empresa chegou ao “fundo do poço” em termos de tarifas baratas.

Para recuperar os preços das passagens, a estratégia será a mesma da concorrente: reduzir capacidade. A recuperação de tarifas mais baixas deve começar “um pouco” no terceiro trimestre deste ano, segundo Lopes.

Os fatores que influenciam redução da margem de lucro das empresas são: alto preço do querosene de aviação (QAV), devido ao aumento do dólar; queda na demanda de viagens executivas; e consequente diminuição da margem de lucro.

Apenas o querosene responde por até 43% dos custos de uma companhia e, mesmo tendo aproximadamente 75% do volume produzido no Brasil, o QAV é precificado pela paridade de importação. Ou seja, acompanha aumento do dólar, enquanto as passagens são vendidas em reais.

Além disso, ainda há cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que varia de 4% a 25% nos aeroportos. “Como resultado das diferentes alíquotas, é prática comum nas empresas planejar a malha para no ponto de menor ICMS”, explica, em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

“O segmento corporativo, em especial, começou a dar sinais de uma menor disposição de consumo (-20 pontos percentuais). As companhias aéreas reagiram oferecendo produtos mais atrativos, destinos, tarifas, aumentando os esforços de vendas, o que garantiu ainda o desempenho bom de dezembro e janeiro. Mas, desde então, nossas taxas mensais de demanda têm mostrado tendência de redução”, avalia o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Em relação à demanda doméstica, depois de crescer 7,7% em dezembro e 9,1% em janeiro, o ritmo reduziu, com altas de 4,1% em fevereiro, 2,8% em março e abril, e 1% em maio. “A dificuldade em manter a estabilidade mensal em relação ao ano anterior mostra que essa é uma temporada que tem exigido atenção redobrada das companhias na condução dos negócios”, diz o consultor técnico da Abear, Maurício Emboaba.

Na avaliação de Carlos Grotta, especialista em transporte aéreo e infraestrutura aeroportuária do Centro Paula Souza, em Garulhos (SP), tudo indica que os preços das passagens devem aumentar. “O lucro das aéreas, hoje, chega a praticamente zero. Para não correr o risco de fechar no vermelho, as empresas fecham linhas deficitárias ou aumentam o preço das passagens”, diz.

Companhias

Em resposta sobre aumento de passagens, a TAM afirma, em nota, que está dando continuidade ao plano de segmentação da demanda, para oferecer o melhor preço, de acordo com o sistema de precificação dinâmica. “A companhia segue com a estratégia de longo prazo, que inclui a renovação da frota, o projeto de estudo de viabilidade do hub Nordeste”, informa.

A Azul afirma que fez ajustes na malha aérea, reduzindo frequências em algumas localidades e aumentando em outras. “No caso do Ceará, tivemos, inclusive, ampliação de voos entre Fortaleza e Teresina em maio”. Na contramão, a Avianca diz que não reduzirá frota, mas não se pronunciou sobre aumento de valores.

Números

 

70%

era a demanda corporativa no mercado de aviação, mas caiu para 

50% com a lenta atividade econômica do País

 

1%

foi o aumento da demanda doméstica em maio. Houve redução, visto os outros meses: 2,8% março e abril, 4,1% fevereiro

 

4,2%

foi a alta acumulada da demanda aérea até maio. Uma queda no ritmo de evolução da atividade

 

7,6

milhões de pessoas foram transportadas no País em junho, +6% ante 2014. As férias aumentam o fluxo

 

Fonte: O POVO

 

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos14 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos14 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu15 horas atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 dia atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 dia atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 dia atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 dia atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu2 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias2 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias2 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas2 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias3 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias3 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias3 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos3 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades3 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia4 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias4 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo4 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu5 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil5 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.