Connect with us

Política

OAB e Psol pedem que Justiça preserve mensagens apreendidas que Moro quer destruir

Publicado

on

Nesta sexta-feira (26), parlamentares do PT e do Psol recorreram ao sistema de Justiça, em Brasília (DF), para questionar a possibilidade de destruição das mensagens apreendidas com supostos hackers presos no âmbito da operação Spoofing, deflagrada na terça-feira (23) pela Polícia Federal (PF).

A iniciativa dos parlamentares é uma das reações que surgiram diante dos novos desdobramentos do escândalo apelidado de “Vaza Jato”. Na quinta (25), o jornal Folha de S. Paulo revelou que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, estaria avisando a diferentes autoridades supostamente hackeadas que iria destruir o conteúdo apreendido com os suspeitos presos, que são acusados de praticar crimes cibernéticos. O ministro argumenta que seria necessário preservar a identidade das pessoas envolvidas.

Apesar de a PF ter divulgado nota oficial, no mesmo dia, afirmando que o material será preservado e que a decisão final sobre o destino dos conteúdos cabe à Justiça, a iniciativa do ministro deixou opositores em estado de alerta. O órgão é vinculado ao Ministério da Justiça e, portanto, está sob a alçada de Moro.

O líder do Psol na Câmara dos Deputados, Ivan Valente (SP), recorreu à Procuradoria-Geral da República (PGR), órgão administrativo do Ministério Público Federal (MPF), por meio de uma representação. O parlamentar pede que o MPF solicite ao Judiciário “medidas urgentes” para impedir a eliminação do material.

“Ele não tem poder pra fazer isso. É uma ilegalidade, é criminoso esse ato de mandar destruir as provas. Acho que essa atitude dele é uma espécie de confissão de culpa. Ele não quer que haja alguma comparação entre o que está sendo divulgado por vários órgãos de imprensa, como Folha, Veja, Band News, com o que foi arrecadado pela Polícia Federal”, disse Valente ao Brasil de Fato, em referência às matérias publicadas por diferentes veículos a respeito da Vaza Jato.

À PGR, o deputado também pede que sejam feitas oitivas de delegados da PF para apurar de que forma dados sobre processos sigilosos estariam sendo compartilhados com o ministro da Justiça. Ao todo, a PF abriu quatro inquéritos em meados de junho deste ano para investigar o caso da Vaza Jato. O processo judicial corre em segredo, por isso o repasse das informações gerou críticas.

“Nesse caso, o próprio ministro é investigado, a partir das denúncias feitas pelo site Intercept, por violação do Estado democrático de direito, dos princípios constitucionais, do Estatuto da Magistratura e do Código Penal brasileiro, então, ele não pode ter acesso a esses materiais”, complementa o líder do Psol.

Na representação, o deputado aponta que o ministro pode ter cometido crimes de responsabilidade, prevaricação, violação de sigilo funcional, advocacia administrativa e destruição de documento público.

Notícia-crime

Já o PT optou por protocolar uma notícia-crime contra Sérgio Moro junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a apuração de possível ocorrência dos crimes de abuso de autoridade, violação de sigilo funcional e supressão de documento.

O partido defende que Moro seja afastado do cargo. O documento é assinado pela presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, e pelos líderes das bancadas da sigla no Senado e na Câmara, Humberto Costa (PE) e Paulo Pimenta (RS), respectivamente.

Caso o STF determine a apuração do caso, a PGR deverá ser provocada para se manifestar a respeito, uma vez que a investigação não é feita diretamente pelo Judiciário, e sim pelo MPF.

Em entrevista ao Brasil de Fato nesta sexta antes do ajuizamento da peça, o senador Humberto Costa criticou o fato de Moro ter buscado diferentes autoridades supostamente hackeadas para avisar que o material apreendido seria destruído. Segundo a imprensa, foram procurados ministros do Supremo, do STJ e os presidentes Jair Bolsonaro (PSL), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), estes últimos da Câmara e do Senado, respectivamente.

“Ele está aproveitando uma investigação à qual não teria acesso, na minha opinião, pra intimidar outras autoridades do país, que é uma maneira de dizer ‘olha, eu sei o que você conversou, recebeu e enviou’. Isso demonstra que Moro hoje é claramente um criminoso e precisa ser afastado do Ministério pra não continuar cometendo crimes”, sustenta o líder do PT.

OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também foi um dos focos de reação aos desdobramentos da operação. Na noite desta sexta, o Conselho Federal da entidade ingressou, junto à 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, com pedido para que o ministro Sérgio Moro, autoridades policiais e demais interessados nas investigações “se abstenham da tomada de quaisquer medidas que possam levar ao comprometimento da integridade do material probatório coligido na Operação Spoofing”.

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, pede que sejam expedidas ordens judiciais nesse sentido e solicita ainda medida cautelar para impedir que autoridades ajam para eliminar provas da operação. O objetivo, segundo a instituição, é “postular a adoção de todas as medidas necessárias para a proteção da cadeia de custódia das informações e para garantia de amplo acesso dos advogados aos elementos e prova”.

A entidade aponta ainda que a indicação do ministro de que as mensagens seriam eliminadas fere a competência do Supremo Tribunal Federal (STF), “que pode eventualmente ser chamado a apreciar os fatos, uma vez que há possíveis autoridades atingidas pela invasão sujeitas a prerrogativa de foro, como no caso de ministro do Superior Tribunal de Justiça”.

Na argumentação exposta na peça, a OAB afirma, entre outras coisas, que o presidente do STJ, João Otávio Noronha, disse à Folha que teria recebido diretamente de Moro a informação sobre a destruição das mensagens. O magistrado seria uma das autoridades que teriam sido hackeadas.

A OAB também afirma que “qualquer intromissão” de Moro é “imprópria” porque somente o Poder Judiciário tem a prerrogativa de definir os rumos desse tipo de material, especialmente em caso de procedimento que tramita em segredo de Justiça. A Ordem pede ainda à Justiça para ser incluída, na condição de assistente, no inquérito da Operação Spoofing.

PT

Segundo Ariovaldo Moreira, advogado de um dos presos pela operação Spoofing, seu cliente, o DJ Gustavo Henrique Elias Santos, teria dito em depoimento à PF que um dos outros acusados, Walter Delgatti Neto, tinha a intenção de vender ao PT o conteúdo das mensagens rastreadas. Em nota divulgada à imprensa, o partido chamou de “criminosa a tentativa de envolver o PT” no caso.

“É mais uma tentativa de cortina de fumaça pra acobertar a verdade. Isso me lembra muito o episódio de 1989, no sequestro do empresário Abílio Diniz, em que a polícia vestiu a camisa da campanha do Lula em um dos sequestradores pra tentar envolver o PT no sequestro, e depois se viu que aquilo era uma mentira. A história se repete – naquela [ocasião], entra como tragédia e hoje como farsa”, apontou o deputado Wadih Damous (PT-SP) ao Brasil de Fato.

“Isso é uma coisa absolutamente ridícula. Não só o PT não tem nada a ver com isso como não tem nenhum interesse em comprar qualquer tipo de informação. E o que eles têm que fazer é responder o conteúdo dessas matérias que vêm sendo divulgadas [pela imprensa]. Na verdade, Moro está querendo fugir da sua responsabilidade”, critica Humberto Costa, destacando que o ministro e os membros do MPF envolvidos no escândalo não negaram expressamente o conteúdo das mensagens.

Magistrados

Os desdobramentos da operação Spoofing repercutiram também entre magistrados. Nesta sexta, o juiz federal Jorge Antonio Maurique, do Tribunal Regional Federal 4 (TRF-4), afirmou à Folha que, se o conteúdo vazado pela imprensa for verdadeiro, “é muito ruim para os envolvidos”.

“Impressiona que não haja indignação no mundo jurídico com o conteúdo, e sim com a forma. Veja que o conteúdo não foi contestado expressamente pelos envolvidos. (…) Por causa de mensagens vazadas a jornalistas, o governador de Porto Rico acaba de renunciar. Lá só importou o conteúdo”, disse o magistrado.

O ministro Marco Aurélio Melo, do Superior Tribunal Federal (STF), também havia se manifestado. Na quinta (25), ele disse que “cabe ao Judiciário decidir [o destino das mensagens], e não à Polícia Federal” e que “há uma responsabilidade civil e criminal no caso de hackeamentos que precisam ser apuradas”.

Imprensa

Na quarta (24), por meio de uma mensagem no Twitter, o ministro Sérgio Moro associou a prisão dos suspeitos ao conteúdo que vem sendo divulgado pelo Intercept nos últimos meses. O material indica a existência de um suposto conluio entre procuradores da Lava Jato e Moro quando este atuava como juiz federal em Curitiba (PR), de onde o então magistrado respondia por processos da operação.

“Parabenizo a Polícia Federal pela investigação do grupo de hackers, assim como o MPF e a Justiça Federal. Pessoas com antecedentes criminais, envolvidas em várias espécies de crimes. Elas, a fonte de confiança daqueles que divulgaram as supostas mensagens obtidas por crime”, disse o ministro pela rede social.

A declaração ajudou a endossar o discurso de apoiadores da Lava Jato que questionam a credibilidade das matérias publicadas pelo Intercept. A suposta associação entre os presos e a equipe do site foi negada pelos jornalistas do veículo. “Nunca falamos sobre a fonte. Essa acusação de que esses supostos criminosos presos agora são nossa fonte fica por sua conta [Moro]”, disse editor-executivo do site, Leandro Demori.

Para críticos da operação, a tentativa de associar os presos à equipe do Intercept sugere uma espécie de cartada de Moro para envolver os jornalistas diretamente no processo judicial. O movimento seria uma forma de colocar a imprensa na berlinda e ajudar a descreditar a narrativa que hoje atiça os ânimos do ministro e seus apoiadores.

“O fato de hackear telefone certamente é um ato ilegal e precisa ser investigado e punido. Isso não tem nada a ver, não elimina a validade e a autenticidade do que tem sido divulgado. Nós estamos num Estado democrático de direito, em que são preservados o sigilo da fonte e a liberdade de imprensa. A tentativa do Sérgio Moro é de impedir divulgação e de criminalizar a atividade jornalística”, critica Ivan Valente.

O deputado Wadih Damous aponta que, se o material do Intercept for alvo de um mandado judicial no âmbito da operação, por exemplo, os rumos do processo tenderiam a gerar um maior comprometimento do ministro.

“Se há uma busca e apreensão desse material, vão ser dois defeitos correlatos. Primeiro, vai demonstrar a veracidade de tudo aquilo que foi revelado [nas mensagens atribuídas a ele], ao contrário do que Moro e seus associados dizem. Segundo, a alegação de que se trata de prova ilícita, no meu ponto de vista, também cai por terra, porque é um material que será formalizado num inquérito, então, o conteúdo dele vai poder – e deverá – ser investigado”, analisa o petista.

Ministério da Justiça

O Brasil de Fato tentou ouvir o ministro Sérgio Moro a respeito das iniciativas do PT e do Psol junto ao sistema de Justiça, mas não houve retorno. Ele ainda não fez manifestação pública a respeito do pedido feito pela OAB.

Fonte: Brasil de Fato

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos17 horas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos17 horas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Iguatu19 horas atrás

Deputado Marcos Sobreira Desmente Suposto Acordo Político com Agenor Neto

Iguatu20 horas atrás

Câmara de Iguatu recebe Projeto de Lei para abertura de crédito especial de 200 mil reais para gestão do programa Bolsa Família

Americando23 horas atrás

AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos

Esportes1 dia atrás

Arena Castelão foi escolhida como um dos 10 estádios para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina

Noticias1 dia atrás

BNB planeja disponibilizar cerca de R$ 500 milhões para novo modelo de microcrédito voltado para mulheres do Bolsa Família

Ceará1 dia atrás

Professores das universidades federais do Ceará rejeitaram a última proposta apresentada pelo Governo

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Noticias2 dias atrás

Faleceu o renomado narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Noticias2 dias atrás

Fortaleza conquista prêmio milionário na Copa Sul-Americana de 2024 após empatar com o Boca Juniors-ARG

Noticias2 dias atrás

Casal está sendo investigado por abandonar uma criança, em Trairi

Brasil3 dias atrás

Cidadão que deseja ser doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio virtual

Ceará3 dias atrás

Espera-se que o Ceará receba precipitações até a próxima sexta-feira, 15/05

Iguatu3 dias atrás

Salários na Prefeitura de Iguatu chegam a 57 mil reais

Iguatu4 dias atrás

Prefeitura de Iguatu tenta cancelar CPI da CAF, mas justiça nega

Ceará4 dias atrás

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Ceará4 dias atrás

Governo do Ceará apoia a taxação de produtos importados comercializados por sites de e-commerce

Noticias4 dias atrás

Mulher de 50 anos foi presa em flagrante sob suspeita de maus-tratos contra 15 animais

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil1 semana atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias1 semana atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes1 semana atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo1 semana atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias1 semana atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias1 semana atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará1 semana atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu1 semana atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos17 horas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos17 horas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Iguatu19 horas atrás

Deputado Marcos Sobreira Desmente Suposto Acordo Político com Agenor Neto

Iguatu20 horas atrás

Câmara de Iguatu recebe Projeto de Lei para abertura de crédito especial de 200 mil reais para gestão do programa Bolsa Família

Americando23 horas atrás

AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos

Esportes1 dia atrás

Arena Castelão foi escolhida como um dos 10 estádios para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina

Noticias1 dia atrás

BNB planeja disponibilizar cerca de R$ 500 milhões para novo modelo de microcrédito voltado para mulheres do Bolsa Família

Ceará1 dia atrás

Professores das universidades federais do Ceará rejeitaram a última proposta apresentada pelo Governo

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Noticias2 dias atrás

Faleceu o renomado narrador esportivo Silvio Luiz, aos 89 anos

Noticias2 dias atrás

Fortaleza conquista prêmio milionário na Copa Sul-Americana de 2024 após empatar com o Boca Juniors-ARG

Noticias2 dias atrás

Casal está sendo investigado por abandonar uma criança, em Trairi

Brasil3 dias atrás

Cidadão que deseja ser doador de órgãos poderá manifestar e formalizar a sua vontade por meio virtual

Ceará3 dias atrás

Espera-se que o Ceará receba precipitações até a próxima sexta-feira, 15/05

Iguatu3 dias atrás

Salários na Prefeitura de Iguatu chegam a 57 mil reais

Iguatu4 dias atrás

Prefeitura de Iguatu tenta cancelar CPI da CAF, mas justiça nega

Ceará4 dias atrás

Centro-norte e o extremo sul do Ceará serão as áreas que concentrarão os principais acumulados de chuva até a próxima quarta-feira (15)

Ceará4 dias atrás

Governo do Ceará apoia a taxação de produtos importados comercializados por sites de e-commerce

Noticias4 dias atrás

Mulher de 50 anos foi presa em flagrante sob suspeita de maus-tratos contra 15 animais

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Brasil1 semana atrás

Contribuintes brasileiros terão novo prazo de entrega do Imposto de Renda 2024

Noticias1 semana atrás

Sargento da Polícia Militar foi fatalmente atingido por tiros, em Icó

Esportes1 semana atrás

Ministério do Esporte pedirá suspensão temporária de todas as divisões do Campeonato Brasileiro

Mundo1 semana atrás

Cinco países abriram seus mercados para exportação brasileira de suínos

Noticias1 semana atrás

Prazo para inscrições no Encceja 2024 encerra nesta sexta-feira, dia 10

Noticias1 semana atrás

Cabo Sabino foi condenado por liderar o motim dos policiais no estado do Ceará em 2020

Ceará1 semana atrás

Governo Estadual lança campanha de arrecadação para ajudar população do Rio Grande do Sul

Iguatu1 semana atrás

Humberto Teixeira é nomeado Patrono da Música Popular Cearense

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos17 horas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos17 horas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 09/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 06/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 02/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 02/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 30/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 25/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/04/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/04/2024

EM ALTA