Conecte-se conosco

Noticias

Nove PMs acusados por Chacina da Messejana voltam à atividade

Publicado

on

Mais de três anos após a Chacina da Messejana, os réus seguem sem condenação e tentam retomar a rotina – o que jamais será alcançado pelas famílias das 11 vítimas. Por decisão da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), nove policiais militares acusados de participarem dos crimes voltaram à atividade na Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Três decisões favoráveis aos PMs foram assinadas pela Controladoria no dia 3 de abril deste ano e publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira (11). A CGD determinou “o retorno funcional apenas para o desempenho de atividades de cunho eminentemente administrativas, assim como a restrição quanto ao uso e o porte de arma de fogo”.

Os policiais militares contemplados com as medidas foram os sargentos Maria Bárbara Moreira e Francisco Helder de Sousa Filho; os cabos Gildácio Alves da Silva e Daniel Fernandes da Silva; e os soldados Gerson Vitoriano Carvalho, Josiel Silveira Gomes, Thiago Veríssimo Andrade Batista de Moraes, Igor Bethoven Sousa Oliveira e Luís Fernando de Freitas Barroso.

Os dois sargentos e o soldado Igor Bethoven estavam afastados preventivamente das funções desde 15 de maio de 2017. Conforme a publicação da CGD, os três policiais estariam na região da Grande Messejana, entre a noite de 11 de novembro de 2015 e a madrugada seguinte fatídica, e teriam constrangido algumas pessoas com emprego de violência – que causou lesões de natureza grave – com o objetivo de extrair informações sobre a morte do soldado Serpa; e ainda teriam sido condescendentes com os outros crimes, inclusive os homicídios.

A morte do soldado Valtermberg Chaves Serpa em uma tentativa de assalto à sua esposa, na noite do dia 11, no bairro Lagoa Redonda, foi o principal desencadeador da Chacina. De acordo com a acusação do Ministério Público do Ceará (MPCE), a revolta com o episódio levou colegas de farda do policial militar morto a caçar os criminosos e a fazer “justiça com as próprias mãos”. Mesmo nunca tendo sido comprovada a ligação entre as vítimas da matança e o latrocínio contra o PM.

Já os demais militares estavam afastados preventivamente das funções desde 4 de setembro de 2017. Conforme a Controladoria, os seis policiais também estavam no palco da Chacina e foram omissos do seu dever, ao deixar de inibir as ações criminosas e de socorrer os jovens mortos na carnificina. A publicação se utiliza de um trecho da sentença de pronúncia dos acusados para definir a atuação do grupo: “Existe vínculo subjetivo entre os policiais acima elencados e os atiradores, mediante omissão dolosa, a fim de facilitar o cometimento dos crimes contra a vida que o grupo desejasse praticar”.

Criminal

Os policiais militares que voltaram às atividades respondem a processos administrativos e criminais. Na esfera criminal, 34 dos 44 acusados pelo MPCE foram pronunciados pela Justiça – ou seja, designados para serem julgados (os outros dez, não). As defesas dos pronunciados e a acusação, por outro lado (dos impronunciados), recorreram das decisões. Com isso, todos os processos sobre a Chacina da Messejana estão no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), aguardando julgamento dos recursos da defesa e acusação.

Apenas um agente de segurança denunciado pelo Ministério Público não teve a acusação aceita pela Justiça Estadual. Trata-se do tenente-coronel Plauto Roberto de Lima, que coordenava o policiamento ostensivo na Capital naquele dia. O órgão acusatório ingressou com um recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que o PM volte a responder pelos crimes. As defesas dos policiais citados na reportagem não foram localizadas.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias16 horas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias16 horas atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias16 horas atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos20 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu2 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias2 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias2 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu2 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu3 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias3 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias3 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias3 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias3 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias3 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias7 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu7 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu7 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias7 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias7 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.