Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Mundo

Mulheres afegãs proibidas de entrar nos parques de diversões

Publicado

on

As autoridades de Cabul proibiram as mulheres afegãs de entrar nos parques de diversões e nas feiras populares da capital do país, regra que anteriormente já lhes tinha sido condicionado – com horários específicos para que fossem separadas dos homens, mas o regime considerou que as regras impostas foram violadas.

Assim, as mulheres afegãs perderam o acesso aos únicos locais públicos em que ainda eram admitidas.

“Nos últimos 15 meses, tentámos o nosso melhor para organizar e resolver – e até especificámos os dias”, disse Mohammad Akif Sadeq Mohajir, porta-voz do Ministério para a Prevenção do Vício e Promoção da Virtude. “Mas ainda assim, em alguns lugares – na verdade, devemos dizer em muitos lugares – as regras foram violadas”, continuou Sadeq Mohajir à AFP, acusando “uma mistura [de homens e mulheres]” e o desrespeito pelo hijab, levando a esta nova decisão.

A AFP cita uma mulher afegã que se mostrou incomodada com a decisão, acusando: “Não há escola, não há trabalho, pelo menos deveríamos ter um lugar para nos divertirmos”. “Precisamos de um lugar para nos divertirmos, a nossa saúde mental depende disso. Estamos cansadas de ficar em casa o dia todo, cansadas de tudo”, confessou Wahida (nome pelo qual pediu para ser tratada).

A notícia apanhou também de surpresa os proprietários dos parques de diversões, que muito se opuseram à mesma, acusando o golpe que causará nos seus negócios. “Sem mulheres, as crianças não virão sozinhas”, disse Habib Jan Zazaï, administrador adjunto de um parque de diversões em Cabul, citado pela AFP.

 

Fonte: Ango Emprego

PODCAST MAIS ROCK – Novidades de Sheryl Crow, The Killers, Kasabian, Suede e Slipknot

 

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App