Iguatu

Instituto Elo Amigo irá gerenciar cozinhas comunitárias dentro do programa Ceará Sem Fome

Published

on

O Instituto Elo Amigo, organização social sem fins lucrativos, com sede em Iguatu/CE, foi selecionado através de edital de concorrência, para gerenciar as Unidades Sociais Produtoras de Refeições – USRP (popularmente conhecidas como cozinhas comunitárias) dentro do programa estadual ‘Ceará sem fome’.

Com abrangência em toda região Centro Sul através de projetos exitosos em diversas áreas, o Elo Amigo já se encontra em processo de escolha dos profissionais necessários para desenvolver os serviços nas cidades de Acopiara, Catarina, Iguatu e Quixelô.

O novo desafio é uma oportunidade de colaborar com a melhoria na qualidade de vida, promovendo a melhoria nas condições alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade social.

CEARÁ SEM FOME

A meta inicial do programa é fornecer 100 mil refeições diárias nas 14 regiões do Estado dos 184 municípios cearenses. Para isso, foram selecionadas as organizações da sociedade civil, que disponham de estrutura e de capacidade técnica gerencial para credenciamento e monitoramento de unidades sociais produtoras de refeição. Sendo assim, as ‘cozinhas comunitárias’ deverão dispor de equipes capacitadas para produzir e distribuir gratuitamente refeições diárias para as pessoas com maior necessidade alimentar em cada município.

Os recursos do programa serão destinados prioritariamente à compra de insumos alimentares oriundos da agricultura familiar, contribuindo ainda para a inserção de renda na vida de diversas famílias produtoras.

Equipe de trabalho do projeto de Cozinhas Comunitárias gerenciado pelo Elo Amigo através do programa Ceará Sem Fome

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Com atuação há mais de 20 anos e abrangência em todas as regiões do Estado do Ceará, o Elo Amigo tem em sua história resultados significativos em diversos projetos de: protagonismo juvenil, convivência com o semiárido, comunicação popular, implementação de tecnologias de captação de água, tecnologias de reuso de águas, promoção da cultura local, apoio técnico à produtores(as) rurais, realização de feiras da agricultura familiar, valorização das populações vulneráveis, entre muitas outras iniciativas próprias e/ou em parceria com outras organizações nacionais e internacionais.

O coordenador de projetos do Instituto Elo Amigo, Francisco Braz, demonstra entusiasmo. “Estamos com uma expectativa bastante positiva no tocante a execução do programa. Poderemos, a partir do mesmo, fomentar as iniciativas das cozinhas comunitárias, mitigando a fome daquelas e daqueles que sofrem com insegurança alimentar e cumprindo com o nosso papel enquanto agentes de transformação”.

Dentre as etapas do Ceará Sem Fomes, o IEA está em fase de contratação de pessoal e capacitação da equipe gerencial para desenvolver todas as demandas nos próximos meses em cada comunidade atendida.

Ouça nossos Podcasts!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – FRAUDES BANCÁRIAS E SUPERENDIVIDAMENTO

EM ALTA

Sair da versão mobile