Economia
Inadimplência atinge 2,7 milhões de pessoas no Ceará e bate recorde
No Ceará, a inadimplência bateu recorde em abril. Os dados são do estudo da Serasa divulgado na última quarta-feira (22). De janeiro a abril deste ano, o número de pessoas nessa situação cresceu em mais de 110 mil.
Inadimplência no Ceará
40,21% das pessoas que residem no estado cearense estão na situação descrita, destaca o Mapa da Inadimplência. O índice também é recorde no Brasil, com 66 milhões de brasileiros nesse perfil. O número é o maior da série histórica da Serasa Experian, iniciada em 2016, aponta levantamento.
76,5% dos consumidores de Fortaleza estão endividados
Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada entre os meses de março e abril, estima que 76,5% dos consumidores de Fortaleza estejam endividados. Conforme o levantamento, a taxa é um ponto percentual maior do que a registrada nos dois primeiros meses de 2022.
O estudo fez ainda um recorte de pessoas com pendências nas contas. Entre todos os fortalezenses que compraram algo entre março e abril, 24,6% estão com as dívidas atrasadas. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), por meio do Instituto de Pesquisa (IPDC).
O levantamento pontuou ainda que 10,5% dos consumidores com dívidas não terão condições financeiras de arcar com seus respectivos débitos.
Endividamento bate recorde
A parcela de famílias com dívidas, em atraso ou não, no país atingiu 77,5% em março deste ano. Essa é a maior proporção de endividados desde o início da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em 2010, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Em fevereiro, o percentual era de 76,6%. Já em março do ano passado, a taxa era de 67,3%, de acordo com a Peic.
O percentual de inadimplentes, ou seja, famílias com contas ou dívidas em atraso, chegou a 27,8%, o segundo maior percentual da pesquisa, ficando abaixo apenas daquele registrado no primeiro mês da Peic, em janeiro de 2010 (29,1%). Em fevereiro, taxa ficou em 27% e em março de 2021, 24,4%.
Fonte: gcmais
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

