Mundo

Furacão Otis mata 27 pessoas e deixa rastro de destruição no México

Published

on

O furacão Otis deixou um rastro de destruição e morte no México. O ciclone atingiu o estado de Guerrero na quarta-feira (25) com ventos de 270 km/h, sendo um dos mais fortes já registrados no Pacífico. O governo mexicano confirmou nesta quinta-feira (26) que 27 pessoas morreram e quatro estão desaparecidas por causa do fenômeno.

O furacão Otis causou danos em várias cidades e comunidades de Guerrero. Casas, estradas, pontes, escolas e hospitais foram afetados pela força dos ventos e pelas chuvas intensas. Muitas pessoas ficaram sem energia elétrica, água potável e comunicação. Algumas áreas ficaram isoladas e inacessíveis.

O governo do México declarou estado de emergência em Guerrero e enviou equipes de resgate e ajuda humanitária para as vítimas do furacão Otis. O presidente Andrés Manuel López Obrador visitou o estado nesta sexta-feira (27) e prometeu recursos para a reconstrução e o apoio às famílias afetadas.

O furacão Otis se formou no Oceano Pacífico na segunda-feira (23) e ganhou força rapidamente. Ele atingiu a categoria 5 na escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos ciclones. Depois de passar pelo México, ele se enfraqueceu e se tornou uma tempestade tropical. Ele segue em direção ao noroeste, sem representar mais uma ameaça.

EM ALTA

Sair da versão mobile