Regional
Fóssil brasileiro de 100 milhões de anos é entregue a museu caririense
Nesta quarta-feira, 11, o Museu de Fósseis de Santana do Cariri, da Universidade Regional do Cariri (Urca), receberá um fóssil brasileiro com mais de 100 milhões de anos, que foi repatriado após ser retirado clandestinamente do Brasil. A peça histórica foi encontrada em um leilão italiano na Internet e será entregue pelo Ministério Público Federal (MPF) depois de passar por procedimento instaurado em 2020.
O artefato consiste em um peixe fossilizado oriundo da Chapada do Araripe, no Cariri cearense. Ele é datado do período Cretáceo e está avaliado em quase 3 mil euros (R$ 16 mil, aproximadamente). A partir da entrega, o fóssil passará a compor o acervo do museu.
Ao O POVO, o professor Allysson Pinheiro, diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, destaca que o Ceará é privilegiado do ponto de vista das bacias fossilíferas. Especialmente no Cariri, muitos fósseis são encontrados e com grande qualidade em termos de preservação das suas características.
“Para o Estado, a repatriação é uma grande vitória, porque é um patrimônio histórico e cultural brasileiro e cearense. Mas, para além disso, é uma parte da identidade do povo do Cariri que também é resgatado”, afirma.
A peça recuperada pelo MPF pertence ao grupo de formação fóssil Santana, um dos principais sítios paleontológicos do mundo e reconhecidamente uma das jazidas fossilíferas com a maior diversidade de material excepcionalmente preservado. Na peça, por exemplo, é possível notar a riqueza de detalhes de tecido mole e até as escamas do peixe.
Serviço
Entrega de fóssil repatriado da Itália para o Museu de Fósseis de Santana do Cariri
Data: Quarta-feira, 11 de maioHora: 14h30Local: Procuradoria da República em Juazeiro do Norte
Fonte: O Povo
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

