Noticias
Fortaleza fará par com Havaí em programa de desenvolvimento sustentável dos EUA
Nesta terça-feira (15), o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou que selecionou Fortaleza (CE) e Manaus (AM) para integrar a iniciativa “Cidades em Movimento” (Cities Forward). Essa iniciativa, lançada durante a Cúpula de Cidades das Américas ocorrida em abril deste ano, tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável. As duas cidades brasileiras escolhidas trabalharão em conjunto nesse projeto.
Fortaleza e Manaus serão as únicas cidades do Brasil a fazer parte desse programa. Além delas, outras dez cidades da América Latina e Caribe, juntamente com doze cidades nos Estados Unidos, totalizando 24 cidades, foram selecionadas para participar dessa iniciativa.
O propósito fundamental da iniciativa é auxiliar esses municípios na criação de um ambiente sustentável e inclusivo, abrangendo aspectos ecológicos, econômicos e sociais, que possam beneficiar especialmente as comunidades menos representadas e em situação de vulnerabilidade. A conexão entre essas cidades será estabelecida por meio de parcerias entre cada cidade participante e sua contraparte nos Estados Unidos. No caso de Fortaleza, sua parceria será com o Havaí.
A inclusão dessas cidades brasileiras no programa “Cidades em Movimento” é uma realização da promessa feita pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a 9ª Cúpula das Américas, ocorrida em junho do ano anterior. O Departamento de Estado dos EUA expressou sua intenção de colaborar de perto com as cidades selecionadas e de apoiar todos os municípios interessados em construir um futuro mais sustentável.
Para viabilizar esse programa, os Estados Unidos estabeleceram parcerias com a iniciativa Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), o Resilient Cities Catalyst e o Instituto das Américas.
Além de Fortaleza e Manaus na região da América Latina e Caribe, também foram selecionadas para participar da iniciativa as cidades de Ambato (Equador), Cali e Cartagena (Colômbia), Cidade da Guatemala (Guatemala), Freeport (Bahamas), Montego Bay (Jamaica), Renca (Chile) e Rosário (Argentina).
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

