Iguatu

FASC realiza IV Simpósio Acadêmico da Região Centro-Sul

Published

on

Com intensa programação de palestras e debates, aconteceu entre os dias 16 e 18 de maio, em Iguatu, o IV Simpósio Acadêmico da Região Centro-Sul do Ceará. O evento, organizado pela Faculdade São Francisco do Ceará (FASC) em parceria com instituições da região, teve como tema “Empreendedorismo, Gestão e Inovação: uma Visão Holística na Educação Superior”.

O objetivo é debater assuntos relacionados à inovação e ao empreendedorismo, bem como discutir o papel dessas questões no desenvolvimento da Região. Além disso, o simpósio busca promover a cultura empreendedora entre os universitários e a comunidade dessa região, prospectando interessados em desenvolver projetos empresariais inovadores.

Na programação, foram contemplados os cursos da área de Saúde, Engenharia Civil, Administração e Filosofia, oferecidos pela FASC. Os alunos, professores e convidados abordaram temas sobre, Concreto do Futuro, Descarte de Medicamentos Vencidos, Imunização, Gestão de Projetos, Reaproveitamento de Alimentos da Cozinha Internacional Brasileira, Filosofia do direito, ‘Fake News’, além de ampla discussão sobre o SUS.

A FASC realizou três dias de programação ( Foto Paulinho/Mais FM)

Energia Solar

Os acadêmicos puderam conhecer mais sobre Energias Renováveis com Efanse em Energia Solar, com Pablo Fabrício de Albuquerque Engenheiro Elétrico da Empresa TECCEL e José de Sá Vilarouca, Engenheiro elétrico e investidor em energia solar, tendo como público alvo foram estudantes e profissionais de engenharia civil.

Desafios

Graça Brasil, professora e coordenadora do curso de Administração, pontuou desafios e a importância de se promover eventos desse porte, que ultrapassem os limites da instituição acadêmica e provoquem o debate sobre a profissão, aproximando e promovendo a troca entre profissionais atuantes, docentes e também estudantes que se preparam para o mercado. “Esse tema é integrador da atualidade com a forma que eles podem ver a aplicabilidade desses conhecimentos que veem na faculdade. Eles precisam estudar estes temas transversais dos assuntos que o administrador precisa dominar no mercado”.

Com 250 participantes, o tema “crise” não fugiu das discussões na esfera de formação dos futuros profissionais. “A crise é administrada diferente em cada setor”, ressaltou Graça. Conforme a professora, na ideia de fomentar um diálogo entres os setores profissionais e a universidade para formação de pesquisa, ocorreram discussões com foco nas políticas públicas e o setor privado. “Essa discussão é importante porque as empresas são penalizadas com a tributação com as políticas públicas que os governos implantam e elas ficam desnorteadas no meio disso, sendo impedidas de continuar o processo de crescimento”, disse.

Saída da crise

A primeira noite do Simpósio debateu o tema central, abordado pelo palestrante Jonny César, gerente do SEBRAE, que ressaltou a necessidade do profissional que sai dos bancos universitários, independente da área em que atua, de se diferenciar no mercado. “Estimular o empreendedorismo com criatividade, inovação e gestão, visando ao impacto social no desenvolvimento, vem sendo a saída da crise vivenciada pelo país”, ressaltou Jonny.

Extensão

Para o diretor de ensino da FASC, professor José Roberto Duarte, o simpósio cumpriu sua missão de ampliar o estudo e o aprendizado através da integração da comunidade acadêmica e a sociedade. “Tenho certeza de que nossos alunos e professores saem do simpósio muito mais experientes e comprometidos com a qualidade do ensino oferecido pela FASC, além de envolvimento mais estreito com a sociedade do Centro-Sul. A atividade de extensão é fundamental para que o conhecimento ultrapasse as paredes, os muros da faculdade a fim de transformar a realidade”, ressaltou.

Vestibular 2018.2

A FASC está com inscrições abertas para o vestibular 2018.2, cujos cursos oferecidos são Administração, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, e Filosofia, todos autorizados pelo MEC. A prova acontece no dia 10 de junho. Informações pelo telefone: 88.3581-5611.

EM ALTA

Sair da versão mobile