Conecte-se conosco

Artigo

Entre olhares: “A gente não quer só comida…”

Publicado

on

Sabe-se que aproximadamente 35% da população do Brasil está na faixa etária dos 14 anos. O UNICEF afirma que o Brasil abriga cerca de 1/3 da população de crianças e adolescentes da América Latina e Caribe. Estima-se que 29% da população brasileira seja pobre. Destes, a metade é composta por famílias com crianças. Mais de 70%das crianças e dos adolescentes brasileiros são classificados como pobres. As crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de serem vitimadas pela mortalidade infantil em relação às crianças em melhores condições de vida. Calcula-se que 60 mil crianças com menos de 1 ano estão desnutridas.

Das crianças com até 14 anos de idade, 60% residem em domicílios com serviços de saneamento (água, esgoto e lixo) inadequados, expondo seriamente 11% delas a doenças em todo o país. Estima-se que uma em cada quatro, na faixa de idade dos 4 a 6 anos, está fora da escola e 64% das crianças pobres não vão à escola durante a primeira infância. No Nordeste 40% das crianças concluem a educação fundamental. São 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, somente 40% termina o ensino médio. As razões da evasão escolar vão desde a violência até a gravidez precoce. O país registra anualmente o nascimento de 300 mil crianças filhas de mães adolescentes.

Assusta-nos a violência contra o público infanto juvenil. Todos os dias são 129 casos de violência, psicológica ou física, registrados no Disque Denúncia 100. Além disso, entre as causas externas de óbitos de crianças e jovens brasileiros, 43% são por assassinato e 27% são causados por acidente de trânsito. O trabalho infantil ainda está longe de ser erradicado nas terras brasileiras. São mais de 2 milhões de crianças entre 5 e 15 anos de idade com alguma ocupação no mercado de trabalho, das quais 44% na Região Nordeste e 24% na Região Sudeste.

Estarrecedor é saber que o Brasil é o país que possui uma das mais avançadas legislações de garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Contudo, somente letra morta. Tão morta quanto aqueles que são vitimados pela inobservância, violação e descaso com os seus direitos garantidos na forma da lei. A Federação do Comércio do Rio de Janeiro realizou levantamento sobre o hábito cultural em 70 cidades brasileiras. 47% dos entrevistados não realizaram nenhuma das seis atividades culturais listadas na pesquisa. 66% deles não leram um livro. Mais de 90% não visitaram uma exposição de arte, não assistiram a um espetáculo de teatro nem de dança. Somente menos de 30% foram ao cinema e a um show musical.

Nesta pesquisa ficou revelado que os motivos do déficit de demanda cultural são hereditários e passam a constituir o hábito do povo. Segundo a Fecomércio-RJ, é uma questão intergeracional, ou seja, os pais não têm a prática de frequentar “ambientes culturais”, e, assim, seus filhos não são estimulados. Enquanto as atividades culturais não entrarem no cotidiano das crianças, o setor cultural no Brasil terá um público limitado. As políticas culturais voltadas para as novas gerações inexistem, apesar de haver inúmeras experiências artísticas culturais por todo o país, sobretudo aquelas com finalidades sociais. Muitas das iniciativas da sociedade civil organizada, são reféns da inconstância de financiamento do setor público e do setor privado, infligindo-lhes um caráter de descontinuidade.

O Estado do Ceará é pioneiro nas políticas públicas para a cultura, sendo, por exemplo, o primeiro estado brasileiro a criar sua Secretaria da Cultura e a aderir ao Sistema Nacional de Cultura. Entretanto, é quase imperceptível uma política cultural exclusiva para crianças ao longo dos 48 anos dessa secretaria. No geral, a sociedade civil sempre cobriu esse hiato de políticas culturais para a infância com projetos dedicados à formação cidadã e ao fortalecimento da identidade cultural.

São iniciativas que não dão conta dos 184 municípios cearenses. O atual Plano Estadual de Cultura do Ceará não prevê nenhuma ação, nem estratégia, com ênfase na infância. Destacam-se inúmeros projetos culturais para a infância com objetivos sociais realizados por ONG’s. Lamenta-se que grande parte dos projetos essencialmente artísticos têm fins exclusivamente comerciais, baseados nos padrões da indústria de entretenimento.

Gestores e a classe política de um modo geral ainda não tomaram ciência e consciência de que estimular, desenvolver e criar hábitos de consumo e usufruto de nossos bens culturais exige um processo educativo em que as crianças, os adolescentes e os jovens assumam uma posição de protagonistas. Contudo, não se trata de coisa simples e fácil. Primeiramente, pais e mães precisam de emprego e trabalho, com remuneração digna, a fim de que possam proporcionar aos seus filhos o consumo desses artigos de luxo. Ademais, entenda-se que depois disso, esses jovens precisam ser absorvidos pelo Mundo do Trabalho, receber remuneração digna, para dar continuidade a esse consumo.

Trata-se de um ciclo virtuoso em que as Indústrias do Entretenimento, do lazer e do Turismo, com todos os seus encadeamentos para antes delas e para depois delas, resultariam num processo de desenvolvimento econômico, social, político, ideológico, filosófico e sociológico de grande envergadura que faria de nossa pátria uma verdadeira Nação. Lamentável é o comportamento da Classe Dominante que não admite e não permite que essa “luxuosidade” seja acessada pelos subalternos. Visão e Comportamento tacanha “que astravanca o progresso…”.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Mundo11 horas atrás

Donald Trump anuncia tarifa de 10% sobre todos os produtos brasileiros

Ceará11 horas atrás

Mulheres representam a maioria da população, no estado do Ceará

Videos19 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?

Videos19 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025

Noticias20 horas atrás

Espetáculo Gólgota, encenado pelo Grupo Populart, celebra 32 anos em 2025

Noticias1 dia atrás

Mês de março de 2025 apresentou chuvas dentro da média histórica no Ceará

Noticias1 dia atrás

Criminosos incendeiam caixão durante velório no Ceará, carbonizando o corpo

Noticias1 dia atrás

Estudante universitário tem perna amputada após ser atingido por motorista embriagado em Juazeiro do Norte

Ceará2 dias atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará2 dias atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias2 dias atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades3 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias3 dias atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia3 dias atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará3 dias atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias3 dias atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu5 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias6 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia6 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias6 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará6 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias1 semana atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes1 semana atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias1 semana atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.