Noticias
Cientistas descobrem planeta que não deveria existir

Um planeta semelhante a Júpiter, situado a uma distância de 520 anos-luz da Terra, pode ser considerado um sobrevivente improvável, mesmo após sua estrela hospedeira passar por uma transição violenta.
Este planeta gasoso é conhecido como 8 UMi b e recebeu o nome de Halla em honra à sua descoberta inicial por astrônomos coreanos no ano de 2015. Halla, que é considerado um local sagrado, é a montanha mais alta da Coreia do Sul.
O exoplaneta orbita em torno de uma estrela gigante, maior que o nosso Sol, chamada Baekdu. Baekdu está localizada na constelação da Ursa Menor, também conhecida como “Pequeno Urso”.
Halla mantém uma órbita em torno de Baekdu a uma distância aproximadamente equivalente à metade da distância entre a Terra e o Sol, o que corresponde a 0,46 unidades astronômicas, ou seja, cerca de 42.759.659 milhas (68.815.020 quilômetros). Devido à proximidade com a qual orbita sua estrela hospedeira, Halla é classificado como um “Júpiter quente”, uma categoria de exoplanetas que possuem tamanho semelhante ao de Júpiter e apresentam temperaturas mais elevadas.
Apesar da transição turbulenta pela qual sua estrela hospedeira passou, Halla conseguiu sobreviver de forma surpreendente. Essa descoberta fascinante desafia as expectativas e nos leva a questionar a capacidade de planetas como Halla de resistir e se adaptar em ambientes desafiadores. Além disso, a existência de Halla nos permite especular sobre a possibilidade de encontrar outros planetas resilientes em regiões distantes do cosmos, expandindo assim nosso conhecimento sobre os complexos processos que ocorrem nos sistemas planetários.
-
Noticias5 dias atrás
Três homens são assassinados a tiros em bar no interior do Ceará
-
Noticias6 dias atrás
Sargento é morto por tiro acidental ao evitar linchamento de suspeito de estupro no Ceará
-
Noticias5 dias atrás
Cliente ameaça funcionários de motel por demora de lanche e é preso no CE
-
Brasil4 dias atrás
Idosa é dada como morta e é encontrada viva em saco de necrotério em SC
-
Ceará6 dias atrás
Chocolate cearence fica em segundo lugar em prêmio internacional
-
Noticias6 dias atrás
Operação mira suspeitos de planejar ataques para provocar saída de secretário