Iguatu

Em defesa da educação, estudantes e professores protestam nas ruas de Jucás

Published

on

Na manhã desta sexta-feira (29), professores e alunos das escolas estaduais dos municípios de Jucás e Cariús realizaram um Ato de Rua no centro comercial de Jucás para protestar em favor da educação e também para explicar os motivos que levaram os professores das escolas estaduais do Ceará a entrar em greve por tempo indeterminado.

Estudantes e professores fizeram uma caminhada pelas principais ruas do centro comercial de jucás

A greve foi deflagrada no dia 20 de abril, em Fortaleza, através de assembleia de professores e do Sindicato Apeoc, após diversas tentativas de negociação com o governo. Desde segunda-feira (25), professores das escolas de todo o estado vêm aderindo à paralisação, tanto na capital, quanto no interior.

Dentre as pautas de luta está o reajuste de 12,67% nos salários dos professores, que deveria ter sido pago desde 1º de janeiro. Também é reivindicada a condição de instabilidade de contrato de milhares de professores temporários, além da demissão de aproximadamente, 3 mil professores de laboratórios e bibliotecas desde julho do ano passado.

Também é pauta da luta a melhoria da estrutura física de muitas escolas, aumento do valor da merenda escolar por aluno, que, atualmente, é R$0,30, assim como a manutenção de projetos importantes para as escolas, como o Projeto Professor Diretor de Turma. A fala principal de professores e alunos também pede menos corrupção na política do país e mais investimento na educação, de forma geral.

O protesto durou cerca de duas horas e contou com a fala de professores e alunos, assim como apresentações de cordéis, poesias e músicas, realizadas pelos estudantes. Durante o movimento, foi realizado um percurso que seguiu da Praça dos Leões, no centro de Jucás, até o triângulo que liga o município a Cariús. Cerca de 200 alunos e professores participaram de todo o protesto, que aconteceu pacificamente.

Texto e fotos por Jonathas Lopes.

EM ALTA

Sair da versão mobile