Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Economia

Economia: lei no Ceará autoriza anistia de créditos tributários por meio de Refis

Publicado

on

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (6), mensagem encaminhada pelo governador Camilo Santana que autoriza o perdão parcial de créditos tributários com parcelamento do principal e dispensa de multas para devedores de ordem física ou jurídica através de Refis (Programa de Recuperação Fiscal). A iniciativa do Governo do Ceará tem como objetivo estimular a economia cearense, possibilitando que empresas obtenham certidão negativa para atuar livremente, participar de licitações estaduais ou municipais e contribuir com o desenvolvimento do Estado.

O refinanciamento é destinado a pendências relacionadas ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre as Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCD), e aos créditos não tributários do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran), inscritos ou não em Dívida Ativa do Estado.

Podem obter o benefício, as pessoas físicas ou jurídicas com créditos decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2016, desde que realizado o pagamento da obrigação tributária principal e os ocasionais acréscimos em moeda corrente até 30 de junho, obedecendo critérios especificados pela lei.

Segundo aponta o texto da Mensagem de Lei nº 8123, de 18 de abril de 2017, a aprovação do documento governamental aponta para um aumento na receita tributária estadual, pois possibilita que parte significativa dos autos de infração de altos valores em julgamento no Contencioso Administrativo Tributário (Conat) sejam quitados, de uma vez ou em parcelas, sem multas.

Secretário da Fazenda, Mauro Filho destaca que esse Refis não tem caráter arrecadatório. A nova lei, reforça, vem para abrir possibilidades na Economia do Estado. “O que os contribuintes querem é a oportunidade de se regularizar com o fisco, garantindo a retomada de seus negócios e aquecendo a atividade econômica com a geração de emprego e renda”. O titular da Sefaz ainda estima que o segundo semestre de 2017 deverá ter indicadores econômicos melhores. “Esperamos o crescimento da economia a partir de agosto, para que possamos fechar o ano com mais tranquilidade”, declara.

As empresas que recebem benefício do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Industrial (Provin) e do Programa de Incentivo às Atividades Portuárias e Industriais (Proapi) terão a oportunidade de quitar os débitos à vista até 30 de junho de 2017, observando as especificidades da nova legislação.

Em caso de inadimplência superior a 90 dias dos créditos tributários parcelados, o devedor perderá os benefícios em relação ao saldo remanescente.

O Governo do Ceará observa que os créditos tributários recuperados no Refis devem gerar impacto positivo de apenas 1,89%, considerando os parcelamentos e que os pagamentos espontâneos da Dívida Ativa são de baixo valor.

No ano passado, o Ceará adotou medidas para atingir o equilíbrio fiscal. Dentre as ações, o Poder Executivo mudou a alíquota modal do ICMS de 17% para 18%, assim como o aumento anterior das alíquotas para produtos supérfluos. Em relação a receita tributária total do Estado, em 2016, a arrecadação da Dívida Ativa girou em torno de 0,13%.

Penalidades

Também foi aprovada, nesta terça-feira (6), a Mensagem que modifica as penalidades sobre o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

O motivo da alteração é que o atual sistema de cobrança não está atualizado em relação aos avanços que ocorreram nos últimos anos em favor dos contribuintes do ICMS. Isso inclui recursos como a Nota Fiscal eletrônica (NF-e), o conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e), Módulo Fiscal eletrônico (MF-e) entre outros, como o Sistema Público de Escrituração digital (SPED).

Com a criação desses documentos digitais, surgiram diversos tipos de infração para os quais não há penalidade específica. Além disso, determinadas penas perderam a razão de existir, visto que as infrações para as quais foram criadas não têm mais possibilidade de ocorrer diante dos controles eletrônicos que surgiram.

Por outro lado, os valores das multas foram revistos, visando a uma maior racionalidade na penalidades dos contribuintes. O impacto será favorável à arrecadação tributária, visto que as novas espécies de infração poderão ser objeto de apuração pelo Fisco, que estará autorizado legalmente para autuar os contribuintes faltosos.

Tal modificação também decorre da extinção da Célula do Contencioso Administrativo Tributário (CONAT), passando suas competências de decidir administrativamente as questões de natureza tributária a serem exercidas pela própria Secretaria da Fazenda (Sefaz). Tal mudança resulta em redução de despesas, seguindo a atual política fiscal do Governo do Ceará.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 dias atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias3 dias atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias3 dias atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias3 dias atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu3 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias4 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias4 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias4 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento5 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias5 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias6 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias6 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo6 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo6 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes6 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu6 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando6 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias6 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu1 semana atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.