Ceará

Dez anos atrás, pilotos relataram ter avistado um Óvni sobrevoando Quixadá, conforme divulgado pela FAB

Published

on

Um piloto da GOL relatou ter avistado um Óvni (Objeto Voador Não Identificado) durante o voo 9109, que ia de Brasília a Fortaleza. O incidente ocorreu às 12h10min do dia 24 de janeiro de 2014, próximo ao município de Quixadá (CE).

O avião estava a uma altitude entre 10 mil e 10,6 mil metros quando o piloto afirmou que o objeto se movia a uma velocidade “supersônica” e em “zigue-zague” de leste para oeste. No mesmo dia, outros dois pilotos relataram avistamentos semelhantes. O 3° Centro Integrado de Defesa e Controle, subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou recentemente o relatório.

O documento descrevia um objeto grande, de cor branca, movendo-se em velocidade “supersônica” próximo a Quixadá (CE). Segundo o relato, o objeto voava em “zigue-zague” e o piloto precisou realizar uma manobra evasiva para evitar uma colisão.

O TCAS (Sistema Anticolisão de Tráfego) foi utilizado para identificar o objeto. Além disso,outro piloto, que voava de Alagoas ao Piauí, também relatou ter visto o Óvni por volta das 12h53 e precisou realizar uma manobra evasiva.

Aproximadamente 30 relatos de pilotos brasileiros sobre avistamentos de Óvnis no espaço aéreo nacional foram disponibilizados ao público pelo Arquivo Nacional em 2023. A maioria dos registros refere-se a estados do país.

EM ALTA

Sair da versão mobile