Conecte-se conosco

Noticias

Decon divulga Cadastro de Reclamações Fundamentadas no Dia Mundial do Consumidor

Publicado

on

Em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), divulga nesta terça-feira (15/03) os dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas (CRF). Com referência às atividades executadas ao longo do ano de 2021, o documento é composto por informações como o quantitativo de atendimentos feitos pelo órgão, os índices de resolutividade das reclamações e as demandas direcionadas ao Decon por setor de serviço.

O CRF é o registro das reclamações apresentadas pelos usuários integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Assim, são consideradas as reclamações procedentes e finalizadas pelos órgãos de defesa. No balanço, constam reclamações atendidas, nos casos em que houve acordo entre o consumidor e o fornecedor, e não atendidas, quando não houve acordo entre as partes. Por estabelecimento do artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Decon divulga anualmente os dados atualizados do Cadastro, a fim de informar ao público acerca das demandas apresentadas, indicar aos usuários as organizações que prestam atendimentos apropriados ou não e, desse modo, prevenir a ocorrência de relações de consumo frustradas.

“No Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, o Decon Ceará faz a divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas não apenas em razão de uma determinação legal, que consta no Código de Defesa do Consumidor, mas também como forma de apresentar os seus resultados e o espelho daquilo que foi realizado ao longo do ano que se encerrou. O Cadastro de Reclamações Fundamentadas não só registra a quantidade de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, como também objetiva educar, informar e conscientizar fornecedores e consumidores da necessidade do respeito às regras das relações de consumo, prevenindo dessa forma novos casos de violação de direitos”, explica o secretário-executivo do Decon, promotor de Justiça Hugo Xerez.

Dados de 2021

Em 2021, o Decon registrou 30.309 atendimentos, atingindo o patamar total de 96,41% de resolutividade. Já em relação a reclamações fundamentadas, de um total de 2.973 notificações contidas no registro, 1.887 delas foram atendidas e 1.086, não atendidas. Ou seja, 63% dessas reclamações foram solucionadas. As áreas de atendimento com os maiores números de reclamações foram as de serviços essenciais, quantificando 824 queixas, e de produtos, constando 823. Consecutivas a essas, estão: serviços privados (604 reclamações), assuntos financeiros (519), habitação (97), saúde (94) e alimentos (12).

Os assuntos mais recorrentes em reclamações ao Decon são: energia elétrica, telefone, transporte, água ou esgoto, escola, bem como agências e operadoras de viagem. Nesse sentido, os problemas mais apontados por consumidores são produto com vício; cobrança indevida ou abusiva; dúvida sobre cobrança, valor, reajuste, contrato ou orçamento; cobrança indevida; e rescisão ou alteração unilateral de contrato.

Conforme o ranking das empresas mais reclamadas em 2021, a Companhia Energética do Ceará (Enel) surgiu com 295 reclamações, seguida da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com 165; da Oi Móvel S/A, com 68; e da Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda., com 67. Dentre as instituições bancárias, a Caixa Econômica Federal obteve 37 reclamações, enquanto que o Banco Bradesco S/A apontou 29 queixas e o Banco BMG S/A, 23. As empresas de serviços de habitação mais citadas foram: Bric Development Brasil Ltda (4 reclamações), MRV Engenharia e Participações S/A (4) e Fortcasa Incorporadora e Imobiliária LTDA (3).

Dia Mundial do Consumidor

A data comemorada anualmente em 15 de março foi criada para promover uma reflexão sobre os direitos do consumidor. Na Constituição Federal de 1988, a proteção do consumidor é consagrada como direito fundamental e princípio da ordem econômica (artigos 5º, XXXII, e 170, V), cabendo ao Estado a promoção da defesa do consumidor, na forma da lei. E em 11 de setembro de 1990, por meio da Lei nº 8.078/90, surgiu o Código de Defesa do Consumidor, que assegura o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor e estabelece a boa-fé como princípio basilar das relações de consumo.

SERVIÇO

Qualquer pessoa pode entrar em contato com Decon para registrar reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e de serviços. O contato pode ser feito através do Whatsapp (85) 98685-6748, do e-mail deconce@mpce.mp.br ou na sede do órgão, na Rua Barão de Aratanha, 100, Centro de Fortaleza, das 8h às 14h. Para atendimento de passageiros em trânsito, há ainda a alternativa de buscar atendimento no posto avançado do Decon no Aeroporto de Fortaleza, que funciona 24 horas por dia.

Fonte: Ministério Público do Estado do Ceará

https://open.spotify.com/episode/4abD8ezeJTyufPht1yRqTY

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias4 horas atrás

Mês de março de 2025 apresentou chuvas dentro da média histórica no Ceará

Noticias5 horas atrás

Criminosos incendeiam caixão durante velório no Ceará, carbonizando o corpo

Noticias5 horas atrás

Estudante universitário tem perna amputada após ser atingido por motorista embriagado em Juazeiro do Norte

Ceará1 dia atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará1 dia atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias1 dia atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades1 dia atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando1 dia atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias1 dia atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia1 dia atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará1 dia atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias2 dias atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu4 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias4 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia5 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias5 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará5 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias6 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes6 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias6 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias6 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu6 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias6 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias6 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.