Brasil

Controle inadequado de exames, pode ter causado erros na detecção de HIV

Published

on

A Polícia Civil está investigando se a negligência no controle de qualidade do laboratório PCS Labs foi a causa dos erros nos exames que liberaram órgãos infectados com o vírus HIV para transplante. O laboratório considerou os órgãos livres do vírus, resultando na infecção de seis pacientes.

De acordo com o delegado André Neves, as investigações apontaram negligência na verificação da validade dos reagentes, produtos químicos que reagem com o sangue contaminado para indicar a presença do vírus. Reagentes vencidos podem ser ineficazes na detecção do HIV, levando a resultados falsos negativos.

O delegado afirmou que a intenção era reduzir custos e aumentar os lucros do laboratório. “Até dezembro, a análise qualitativa dos reagentes era diária. Depois, passou a ser semanal para diminuir custos, o que aumentou o risco. A pessoa responsável por essa decisão será criminalmente responsabilizada”, disse Neves, diretor do Departamento de Polícia Especializada. “Houve uma quebra no controle de qualidade visando lucro, comprometendo a segurança dos testes.”

O titular da Delegacia do Consumidor, Wellington Oliveira, mencionou que outras hipóteses estão sendo investigadas, incluindo a emissão de laudos falsos. Nesta segunda-feira (14), a Polícia Civil cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e prendeu Walter Vieira, um dos sócios do laboratório, e um técnico. Outros dois alvos de mandado de prisão estão foragidos, segundo Oliveira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile