Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Regional

Carne provém de abate clandestino

[caption id="attachment_282" align="alignleft" width="600"]O matadouro de Quixelô atende à demanda de Iguatu. Mas além das instalações precárias também há a denúncia de abate clandestino FOTO: HONÓRIO BARBOSAO matadouro de Quixelô atende à demanda de Iguatu. Mas além das instalações precárias também há a denúncia de abate clandestino FOTO: HONÓRIO BARBOSA[/caption]Desde de dezembro passado que a carne de bovinos, ovinos e suínos que é vendida no Centro e Abastecimento de Iguatu e em alguns frigoríficos da cidade é oriunda de abate clandestino. A demanda vem sendo atendida por Quixelô que também é alvo de denúncia de abate clandestino de animais.

Publicado

on

O matadouro de Quixelô atende à demanda de Iguatu. Mas além das instalações precárias também há a denúncia de abate clandestino FOTO: HONÓRIO BARBOSA

O matadouro de Quixelô atende à demanda de Iguatu. Mas além das instalações precárias também há a denúncia de abate clandestino FOTO: HONÓRIO BARBOSA

O matadouro de Quixelô atende à demanda de Iguatu. Mas além das instalações precárias também há a denúncia de abate clandestino FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Desde de dezembro passado que a carne de bovinos, ovinos e suínos que é vendida no Centro e Abastecimento de Iguatu e em alguns frigoríficos da cidade é oriunda de abate clandestino. A demanda vem sendo atendida por Quixelô que também é alvo de denúncia de abate clandestino de animais.

O novo abatedouro, que tem caráter regional, está concluído, mas a obra ainda não obteve autorização da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) para funcionar. O impasse permanece sem data definida para solução do problema.

Diariamente, carros particulares, camionetas e até caminhões de transporte de animais fazem a descarga de peças de carne de bovinos, suínos e ovinos no marcado público local. Geralmente, o produto chega ao fim da tarde. Os animais são abatidos em sítios próximos ao centro urbano e até no leito do Rio Jaguaribe, conforme denúncia de um grupo de vereadores da oposição que nesta semana esteve no Ministério Público Estadual. Os vereadores solicitaram da Promotoria de Justiça que exija do município ações para colocar em funcionamento o novo abatedouro. “A situação é grave porque o abate de animais é clandestino sem nenhuma fiscalização sanitária”, disse o vereador Mário Rodrigues. “Ninguém sabe as condições de saúde desses animais e a carne é vendida livremente aos consumidores”.

Expectativa

Havia uma expectativa de inauguração do novo abatedouro em outubro do ano passado. Depois, a data foi adiada para novembro e em seguida para dezembro, mas a falta de cadastro na Adagri e de licença da Semace em nome da empresa que vai administrar a unidade, Agropecuária Lavor, impediram o imediato funcionamento da unidade. Havia uma licença ambiental em nome do município de Iguatu, mas existia também a necessidade de mudança de titularidade para a empresa, que vai administrar o abatedouro.

Pendência

“Essa questão já foi resolvida, mas ainda há pendência na Adagri para pequenos consertos na estrutura da obra”, explicou o empresário, Paulo Régis Lavor. “A Adagri deveria autorizar o funcionamento da unidade que está toda pronta e equipada e nos dá um prazo para concluirmos esses serviços pendentes”.

O técnico da Secretaria Executiva da Prefeitura de Iguatu, Demir Amorim, também criticou o excesso de exigências da Adagri. “Estamos fazendo de tudo para atender às solicitações, mas achamos que o matadouro já poderia estar funcionando e concluir essas pequenas obras e serviços na estrutura ao longo deste mês”, disse. “O município está numa situação difícil”. Amorim disse que por enquanto não há como impedir o abate, pois os marchantes do mercado precisam trabalhar para sobreviver. Paulo Régis Lavor acredita, entretanto, que até a próxima terça-feira, o impasse com a Adagri será solucionado.

De acordo com o promotor de Justiça, Aureliano Rebouças Júnior, hoje pela manhã, haverá uma visita ao abatedouro em companhia de representantes da Prefeitura, da empresa e de fiscais da Adagri. “Esperamos que o município e a empresa atendam o quanto antes as exigências da Adagri para que o abatedouro funcione de imediato”, disse. “Caso contrário teremos que ingressar com uma ação judicial”.

O representante do MPE espera que ocorra entendimento na visita prevista para hoje, pois também considera grave a venda de carne de moita no mercado público local. A cidade de Iguatu é a maior da região Centro-Sul e diariamente abate em média cerca de 50 animais por dia. No ano passado, o antigo matadouro que apresentava precária condição de funcionamento foi interditado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Transferência

Em seguida, o abate foi transferido para a cidade a vizinha cidade de Quixelô. Com a transferência, a situação complicou-se porque a unidade de abate, que é pequena, também estava interditada pela Semace. Na administração anterior, o funcionamento permaneceu irregular o município foi multado.

Agora, o secretário de Agricultura, Aíldo Oliveira explicou que a Prefeitura tenta obter licença de operação e estuda a possibilidade de realizar serviço de reforma e se adequar as exigências da Semace e da Adagri ou transferir o abate dos animais para o novo abatedouro de Iguatu.

Por enquanto, Quixelô também abate animais de forma clandestina. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Adagri, mas não obteve resposta sobre as pendências e exigências para o funcionamento do abatedouro.

Fonte: Diario do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos8 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos8 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu9 horas atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias22 horas atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias22 horas atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias22 horas atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 dia atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu2 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias2 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias2 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas2 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias3 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias3 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias3 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos3 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades3 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia3 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias3 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo3 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu4 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil4 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.