Política
Câmara aprova urgência para piso da enfermagem; Mauro Filho enaltece papel dos profissionais da saúde
A quarta-feira é de boa notícia para os profissionais da área de enfermagem: a Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa terça-feira, por 458 votos a 10, o requerimento de urgência para votação do projeto de lei que fixa o piso salarial nacional para as carreiras de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar) e da parteira.
O projeto de lei ainda não tem data para ser votado na Câmara Federal, mas, após o ciclo de debates, é provável que, até o final de abril, a proposta seja votada pelo plenário da Câmara. O projeto que trata sobre o piso dos profissionais de enfermagem já foi aprovado pelo Senado, mas como será alterado na Câmara, voltará para uma nova análise do Senado.
Com essa decisão do Plenário, a Câmara avança na agenda de debates para encontrar a fonte de receitas que garanta aos estados e aos municípios pagarem a conta das despesas na folha salarial com a instituição do piso da enfermagem. O texto do projeto de lei estabelece o valor mínimo inicial para os enfermeiros e R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados.
O deputado federal Mauro Filho (PDT) defendeu o piso salarial e, ao se pronunciar na Câmara, enalteceu o trabalho dos profissionais de enfermagem, dando ênfase a atuação de homens e mulheres que fazem parte de uma categoria com relevantes serviços prestados à saúde da população.
O projeto de lei ainda não tem data para ser votado na Câmara Federal, mas, após o ciclo de debates, é provável que, até o final de abril, a proposta seja votada pelo plenário da Câmara. O projeto que trata sobre o piso dos profissionais de enfermagem já foi aprovado pelo Senado, mas como será alterado na Câmara, voltará para uma nova análise do Senado.
Coordenadora do grupo de trabalho que analisou o impacto orçamentário da proposta, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) explicou que o mérito do projeto deve ser votado em até cinco semanas. “Nesse período de até 5 semanas nós vamos buscar outras fontes de financiamento, e deliberar os projetos que já estão aqui na Casa que apontam formas de financiamento ou de busca de recursos financeiros para fazer frente a essa demanda”, afirmou.
Fonte: Ceará Agora
-
Iguatu2 semanas atrásJUSTIÇA APONTA AVANÇO PARCIAL E COBRA SANEAMENTO DE CONTRATOS TEMPORÁRIOS NA PREFEITURA DE IGUATU
-
Educação2 semanas atrásCâmara aprova adicional salarial de até 15% para professores que atendem alunos com deficiência
-
Noticias2 semanas atrásNetflix apresenta instabilidade durante a estreia da 5ª temporada de Stranger Things
-
Noticias2 semanas atrásÔnibus com torcedores do Fortaleza sofre acidente durante retorno à capital cearense
-
Noticias2 semanas atrásCeará vai receber 29 mil doses da vacina contra bronquiolite para gestantes
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias7 dias atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias6 dias atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul

