Brasil
Câmara aprova projeto que proíbe uso de animais para puxar carroças
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de animais para puxar carroças em todo o Brasil. A proposta também criminaliza a utilização de animais em circos, apresentações com malabarismos e outros espetáculos, sejam eles presenciais ou virtuais, ampliando a proteção dos direitos dos animais em nível nacional.
Atualmente, esse tipo de proibição existe apenas em legislações estaduais, mas, com a nova lei, a medida passará a ter abrangência nacional. Quem descumprir a norma poderá ser punido com penas que variam de 2 a 5 anos de prisão, além de multa, sendo esta dobrada em caso de morte do animal. No entanto, o projeto prevê exceções, como o uso de cavalos em atividades esportivas, de lazer em fazendas, montaria por forças de segurança e na agricultura familiar de subsistência, desde que respeitadas boas práticas de manejo.
O texto agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, será votado no Plenário da Câmara dos Deputados. Após essa etapa, a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Senado e sancionada pela Presidência da República para que entre em vigor oficialmente em todo o território nacional.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

