Brasil
Anvisa afirma que 25% dos alimentos de origem vegetal do país têm resíduos de agrotóxicos
Um quarto dos alimentos vegetais no Brasil contém agrotóxicos acima do limite ou não autorizados, segundo a Anvisa. A agência alerta que isso indica falhas na produção e nas boas práticas agrícolas.
A Anvisa coletou e analisou 1.772 amostras de alimentos em supermercados de todo o país. Quase 42% das amostras não tinham resíduos de agrotóxicos e cerca de 34% estavam dentro do limite permitido. As amostras são coletadas semanalmente e cadastradas em um sistema antes do envio.
O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos divulgou os resultados do ciclo 2022. Das amostras analisadas, 67% puderam ser rastreadas até o distribuidor e 23%, até o produtor rural. A Anvisa afirma que as análises são feitas em laboratórios especializados com métodos científicos reconhecidos internacionalmente.
A pesquisa também revelou que três amostras apresentaram risco agudo para a saúde do consumidor, caso consumisse uma grande quantidade do alimento em pouco tempo. Nenhuma amostra apresentou risco crônico de exposição aos agrotóxicos pesquisados.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

