Noticias
Anvisa alerta para risco de pancreatite no uso inadequado de canetas emagrecedoras
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta de farmacovigilância sobre os riscos de pancreatite aguda associados ao uso inadequado das chamadas canetas emagrecedoras, medicamentos que pertencem à classe dos agonistas do receptor GLP-1.
Segundo a Anvisa, essas substâncias devem ser utilizadas exclusivamente de acordo com as indicações previstas em bula, sempre com prescrição e acompanhamento médico. O aviso foi motivado pelo aumento de notificações de eventos adversos no Brasil e em outros países.
O alerta envolve fármacos como dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida, que já trazem em bula a possibilidade de risco de pancreatite. A Agência informou que o monitoramento foi reforçado após o crescimento de relatos, incluindo casos graves da doença e registros de desfechos fatais.
Apesar do alerta, a Anvisa ressaltou que não houve mudança na relação risco-benefício desses medicamentos, cujos benefícios terapêuticos continuam sendo superiores aos riscos quando utilizados conforme as indicações aprovadas. Dados internacionais mostram que, no Reino Unido, foram registradas 1.296 notificações de pancreatite entre 2007 e outubro de 2025, com 19 óbitos, enquanto no Brasil houve 145 notificações entre 2020 e dezembro de 2025, incluindo seis suspeitas de morte.
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

