Noticias
AGU pede ao STF que Moraes restabeleça decreto do IOF por meio de liminar
A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou nesta terça-feira (15) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restabeleça o decreto do Governo Federal sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), declarando sua constitucionalidade. O pedido foi feito após audiência de conciliação entre representantes do Executivo e do Congresso, que terminou sem acordo sobre a legalidade da alíquota, ampliando o impasse entre os poderes.
O Advogado-Geral da União, Jorge Messias, defendeu que o aumento do IOF tem função extrafiscal, ou seja, busca regular aspectos econômicos, mas não está impedido de gerar arrecadação. Segundo a AGU, a Constituição não exige que tributos com função extrafiscal sejam fiscalmente neutros. Para o governo, o Congresso ultrapassou suas competências ao derrubar o decreto, ferindo o princípio da separação dos Poderes e o equilíbrio institucional.
Por outro lado, o Congresso Nacional argumenta que agiu dentro da legalidade ao sustar o decreto, alegando que o aumento do IOF com finalidade arrecadatória configura desvio de finalidade e é inconstitucional. Diante da falta de consenso entre os poderes, a decisão final sobre a validade da alíquota e do decreto caberá ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

