Política
Câmara aprova projeto de reajuste salarial de servidores da casa
As duas sessões ordinárias da semana na Câmara Municipal de Vereadores de Iguatu (CMI) terminaram com o saldo de um projeto aprovado. A matéria aprovada por unanimidade trata do reajuste dos vencimentos dos servidores da própria casa.
A primeira sessão da semana na terça-feira, 14, teve suspensos o pequeno e o grande expediente devido ao falecimento dos servidores Francimeire Lopes dos Santos, que faleceu em decorrência de um câncer; o guarda municipal Francisco Zilton Ferreira Dias, vítima de AVC e Francisco de Assis Oliveira Moreira (Nena), que morreu de infarto.
Antes da suspensão, o parlamento leu por meio do secretário da casa dois projetos que tratam das mudanças de limites territoriais para instalação de postos de combustíveis e outro que define a nomenclatura de uma via da cidade. Os requerimentos dos vereadores foram aprovados na sessão. Destaque para as solicitações do parlamentar Marconi Filho (PROS) a operadora TIM quanto à inoperância do serviço nos últimos dias da cidade e das instituições bancárias da cidade que não respeitam, segundo ele, a tolerância de 30 minutos para o atendimento ao usuário.
Resumo da sessão
Durante questão de ordem o requerimento por meio de ofício foi solicitado pelo vereador Bandeira Júnior (PMDB) aos deputados estaduais iguatuenses, empenho por parte em viabilizar junto ao Governo do Estado a pavimentação asfáltica da ‘Estrada do Baú’. “É um desejo antigo daquela comunidade que sofre ao se deslocar por aquele trecho nesse período de inverno”, disse.
O presidente Mário Rodrigues (PDT) afirmou que o projeto já existe e que o engenheiro responsável ajusta os detalhes finais para o encaminhamento final. “Por questões de saúde o engenheiro que se prontificou em fazer o projeto atrasou a documentação. Mas acredito que essa demanda será atendida tento em vista que foi uma promessa de campanha”, disse.
Prefeito
Com fim da sessão foi realizada a cerimônia de posse na Prefeitura de Iguatu como prefeito em exercício, do presidente do legislativo municipal. “Diante das viagens a Brasília do prefeito e vice, Ednaldo e Marcos, assumimos o poder executivo no propósito de dar continuidade aos trabalhos da gestão”, afirmou Mário Rodrigues, que ficou à frente da esfera até ontem sexta-feira, 17, cumprindo agenda em nome do gestor, visitando os equipamentos educacionais da cidade e recebendo no gabinete as demandas da população.
6,48%
Na quinta-feira, 16, o lugar de presidente do legislativo foi ocupado pelo vice-presidente da casa, Diego Felipe (PHS). Na ocasião foi aprovado o projeto de lei por meio de emenda que concede reajuste salarial ao pessoal efetivo da Câmara Municipal de Iguatu. As atribuições do projeto da pauta decreta o percentual de 6,48% correndo por conta da dotação orçamentária anual constante na lei, entrando em vigor com efeitos retroativos a primeiro de fevereiro de 2017. “Considero um avanço. Mas ressalto que a categoria merece um Plano de Cargos e Carreiras”, alertou Lindovan Oliveira (PSD).
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Fátima Siqueira Lopes, celebrou a conquista. “São vitórias conquistadas à base de muita negociação. Queremos avançar ainda mais em respeito ao trabalhador”, ponderou.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

