Noticias
STF escolhe Edson Fachin como novo presidente nesta quarta-feira
O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará nesta quarta-feira (13) a eleição que confirmará o ministro Edson Fachin como presidente da Corte para o biênio 2025-2027, tendo Alexandre de Moraes como vice. O processo é de caráter simbólico e segue a tradição de rotatividade por antiguidade, sendo Fachin o sucessor do ministro Luís Roberto Barroso no comando do Tribunal.
De acordo com o Regimento Interno do STF, a escolha da nova direção ocorre na segunda sessão ordinária do mês anterior ao término do mandato vigente, elegendo-se o ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado a presidência. Além de liderar o STF, o presidente assume também o comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e se torna a principal representação do Poder Judiciário brasileiro.
Natural de Rondinha (RS), Edson Fachin tem 67 anos e foi indicado ao Supremo pela então presidente Dilma Rousseff (PT), tomando posse em 16 de junho de 2015. Professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), formou-se na mesma instituição e possui mestrado e doutorado em Direito Civil pela PUC-SP, além de pós-doutorado no Canadá.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

