Ceará
Porto do Pecém se torna opção frente ao Porto de Santos para a exportação do algodão brasileiro
O Porto do Pecém, no Ceará, surge como uma alternativa ao Porto de Santos para a exportação de algodão. O Brasil, sendo o maior exportador mundial do produto, atualmente concentra 90% desse fluxo no terminal de São Paulo.
O Porto do Pecém, no Ceará, surge como uma alternativa ao Porto de Santos para a exportação de algodão. O Brasil, sendo o maior exportador mundial do produto, atualmente concentra 90% desse fluxo no terminal de São Paulo.
Buscando diversificar as rotas de exportação, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) estão avaliando uma nova rota através do terminal cearense. Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa, ressalta que produtores de todo o país procuram alternativas de transporte para reduzir custos e aumentar a competitividade do algodão brasileiro.
Devido à sobrecarga e atrasos nos embarques no Porto de Santos, os produtores estão buscando outros terminais. O Porto do Pecém se destaca por sua estrutura adequada para o atendimento ao algodão. A exportação pelo Pecém vem sendo considerada há alguns anos e recentemente houve uma reunião com as associações, articulada pela Autoridade Portuária e outros agentes de exportação.
Raul Neris Viana, gerente de negócios portuários do Complexo do Pecém, explica que o objetivo é antecipar um fluxo que deve aumentar quando a ferrovia Transnordestina começar a operar. Representantes do Porto do Pecém, da Terminais Portuários do Ceará (Tecer) e alguns operadores receberam a comitiva das associações e apresentaram as instalações, destacando que a concentração no Porto de Santos não é geograficamente lógica.
Uma mudança na rota de transporte do algodão brasileiro depende principalmente dos custos de transporte e operação dos portos, conforme destaca Luiz Carlos Bergamaschi. Ele afirma que estão sendo comparados os custos entre terminais, bem como a capacidade e agilidade de operação. Apesar de o Porto do Pecém ter a capacidade de ajustar os custos para ser mais competitivo, Bergamaschi aponta uma dificuldade física no transporte ao Ceará: um trecho não pavimentado da BR-020.
Augusto Fernandes, especialista em despacho aduaneiro da JM Negócios Internacionais, afirma que o Porto do Pecém já apresenta menores custos operacionais em comparação ao terminal de Santos. Segundo ele, a logística pelo Ceará oferece uma vantagem geográfica, considerando que o principal destino do algodão brasileiro é a China.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

